Os arquipélagos da Madeira e dos Açores situam-se no Oceano Atlântico, relativamente perto de Portugal Continental.
A ilha da Madeira, a maior e mais importante do arquipélago do mesmo nome, fica a 1050 Km de Lisboa, a cerca de 17º de longitude e 33º de latitude.
O arquipélago é formado por esta ilha, pela de Porto Santo, por dois grupos de pequenas ilhas: três Desertas e duas Selvagens, e ainda por alguns ilhéus. A Madeira tem uma área de 766 Km2 (58 Km de comprimento por 24 Km de largura média) e Porto Santo tem uma área de 50 Km2, sendo as duas únicas ilhas com condições e dimensões para serem habitadas.
João Gonçalves Zarco foi o comandante da expedição que, ao serviço do Infante D. Henrique, "descobriu" o Porto Santo em 1418 e a Madeira em 1419. Nesta viagem foram companheiros de Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo.

Em criança visitei o Funchal e recordo um passeio nestes carros de cesto muito típicos da cidade e que fazem as delícias dos turistas.
Os Açores ficam a 1500 Km do continente, com uma latitude entre 36º e 55 e 39º e 43 e uma longitude entre 25º e 31º e 15. O arquipélago estende-se por 600 Km de noroeste a sudeste, ocupa uma área total de 2317 km2, sendo a maior ilha a de S. Miguel que ocupa uma área de 746 km2 (61 km de comprimento por 14 km de largura média).
É constituído por 9 ilhas, todas habitadas (e ainda pelos ilhéus Formigas), que formam três grupos:
Grupo Ocidental
(a noroeste)

Flores e Corvo

Grupo Central

Terceira, Graciosa, Pico e Faial

Grupo Oriental

(a sudeste)

S. Miguel, Sta.
Maria e ilhéus Formigas
Todas as ilhas destes dois arquipélagos são de origem vulcânica, de relevo acidentado, terra fértil, muita vegetação e clima ameno.
Nos Açores leccionei dois anos e vou contar-vos uma visita de estudo maravilhosa que fiz com os meus alunos dessa altura.

VISITA DE ESTUDO AO ILHÉU DE VILA FRANCA DO CAMPO

Há cerca de dez anos dei aulas na escola que tem a mais bela paisagem do país – a E. B. 2,3 de Vila Franca do Campo – em Vila Franca do Campo, na ilha de S. Miguel.
A sala de professores tem grandes janelas viradas para o Atlântico e surge no horizonte um ilhéu maravilhoso que apetece pintar ou fotografar e que nunca se esquece…


Um dia propus à minha direcção de turma:
- E se fizéssemos um piquenique no ilhéu?
Os alunos ficaram entusiasmadíssimos com a ideia.
- Vamos!
- Nunca fui ao ilhéu! Que fixe!
Fiquei espantada e perguntei:
- Vocês são de Vila Franca e nunca foram ao ilhéu???
- Não. Nunca fomos, senhora… (É assim que as professoras são tratadas nos Açores).
- Os vossos pais ainda não vos levaram ao ilhéu?
- Não senhora.
- Então vou escrever aos vossos pais a pedir que autorizem uma visita de estudo ao ilhéu.
Os alunos da minha direcção de turma eram oriundos das freguesias de Ponta Garça, Ribeira das Tainhas, Vila Franca do Campo-São Miguel e Vila Franca do Campo-São Pedro. Viam o ilhéu todos os dias, ao longe, e nunca tinham ido ao ilhéu…
O Ilhéu de Vila Franca do Campo é o maior atractivo natural deste concelho. Cratera de um vulcão extinto, abriga uma piscina natural perfeitamente circular, onde se podem praticar os mais variados desportos náuticos. Na parte sul do ilhéu erguem-se dois rochedos - farilhões, um mais alto do que o outro. O ilhéu e o mar envolvente são "Reserva Natural". Existe um serviço regular de barco, a partir do cais de Vila Franca, nos meses de Junho a Setembro.
Os pais autorizaram a visita e lá fomos nós num belo dia de Junho. Fui eu, que era a Directora de Turma, a professora Cristina (a minha grande amiga açoreana), de Matemática, o professor Maia, de Educação Física e a turma de 23 alunos.
Apanhámos o barco “Cruzeiro do Ilhéu” que nos levou à Reserva Natural do ilhéu. Há uma piscina natural dentro da cratera de um vulcão com águas límpidas e quentes. À volta da piscina a profundidade é baixa e aconselhável a quem não sabe nadar.
Foi um dia memorável. Nadámos, mergulhámos, fugimos das alforrecas, fizemos piqueniques e regressámos cansados e felizes.
De volta a Vila Franca os pais esperavam-nos, preocupados mas sorridentes.
Eu nunca esqueci Vila Franca do Campo, as suas gentes e as suas belas paisagens. Em viagem para Vila Franca do Campo é paragem obrigatória o miradouro do Pisão, para observar a bonita vista sobre a Caloura, e passagem pela praia e freguesia de Água d’Alto. Ao chegar a Vila Franca do Campo, vejam a Marina e realizem um passeio de barco com observação de cetáceos. Visitem o miradouro da Senhora da Paz, de onde se pode observar Vila Franca e o seu ilhéu. Se continuarem em direcção à costa Norte, passem pela praia da Vinha d’Areia e pela Lagoa do Congro.

Aposto que não se esqueceram da professora do continente que os levou ao ilhéu da sua terra. Eu nunca vos esquecerei…