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Programa de História e Geografia de Portugal
6.º Ano
Programa de História e Geografia de Portugal - 2.º Ciclo
6.º Ano
Programa de História e Geografia de Portugal - 2.º Ciclo
III PARTE
3. PORTUGAL HOJE
3.1 A POPULAÇÃO PORTUGUESA NO LIMIAR DO SÉCULO XXI
3.1.1 A evolução da população portuguesa
3.1 A POPULAÇÃO PORTUGUESA NO LIMIAR DO SÉCULO XXI
3.1.1 A evolução da população portuguesa
- As variações da natalidade e da mortalidade
- A mobilidade da população
3.1.2 Características da população portuguesa
- Composição por idade e por sexo
3.1.3 Distribuição espacial da população portuguesa
Conceitos/noções básicas:
Conceitos/noções básicas:
- População absoluta
- Natalidade
- Mortalidade
- Crescimento natural/saldo fisiológico
- Grupo etário
- Envelhecimento da população
- Densidade populacional
- Área atractiva
- Área repulsiva
ARTICULAÇÃO COM OS OBJECTIVOS GERAIS
— Com o tratamento deste subtema pretende-se que os alunos:
— Com o tratamento deste subtema pretende-se que os alunos:
- reconheçam diferenças/contrastes na distribuição espacial da população portuguesa;
- compreendam a evolução da população portuguesa, estabelecendo relações entre o passado e o presente.
OBSERVAÇÕES/SUGESTÕES METODOLÓGICAS
INTERPRETAÇÃO/CLARIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS
— Sugere-se que:
INTERPRETAÇÃO/CLARIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS
— Sugere-se que:
- se efectue o estudo da evolução da população portuguesa, salientando a evolução global da população absoluta no continente e nas ilhas desde o início do século XX, considerando na explicação dessa evolução, as variações da natalidade, da mortalidade e da mobilidade da população no esmo período;
- se refiram, em relação à emigração, apenas algumas das causas, os principais distritos de saída e a variação, ao longo do século XX, dos países de destino;
- se efectue o estudo das características da população, evidenciando o peso relativo dos três grupos etários (jovens, adultos e velhos) e do número de homens/mulheres na estrutura demográfica portuguesa;
- se destaque a desigual distribuição espacial da população, as áreas de maior e menor concentração e se refiram, de forma sucinta, os principais factores,de forma a introduzir os conceitos de área atractiva e área repulsiva;
- se recupere, sempre que oportuno,a informação sobre a situação demográfica do país em períodos anteriores, comparando-a com a situação actual.
TÉCNICAS/ACTIVIDADES
— Sugere-se, entre outras, as seguintes actividades:
— Sugere-se, entre outras, as seguintes actividades:
- continuação da organização do atlas da aula;
- construção de árvores genelógicas dos alunos , através do conhecimento próprio ou de inquérito/pesquisa, tendo como objectivo averiguar, em relação aos ascendentes:
- lugares de nascimento;
- ocupação;
- idade atingida;
- número de mulheres e de homens, etc.;
- leitura de textos e audição de poemas ou canções relativas à emigração;
- observação e interpretação de quadros estatísticos e gráficos relativos à população absoluta, à emigração/imigração e composição por idade e sexo.
- divisão da turma em grupos para estudo do distrito de residência e de um distrito com características diferentes, devendo executar-se as seguintes actividades:
- elaboração de um quadro com a indicação da população total por concelho, em 1970 e 1991, a fim de averiguar aqueles cuja população diminuiu;
- cartografia dos dados obtidos, utilizando apenas duas classes; colocação de hipóteses muito simples para explicação dos factos; divulgação do trabalho à turma;
- observação e interpretação de mapas com a distribuição da densidade de população no continente e nas ilhas nos mesmos períodos.
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS — 10
3.2 OS LUGARES ONDE VIVEMOS
3.2.1 Os campos: os vestígios do passado e as mudanças
3.2 OS LUGARES ONDE VIVEMOS
3.2.1 Os campos: os vestígios do passado e as mudanças
- Tipos de povoamento
- Condições de vida
3.2.2 Os centros urbanos: áreas de atracção da população
- Dimensão e crescimento
- Condições de vida
3.2.3 Problemas da vida quotidiana nas cidades e nos campos
- Acessibilidade
- Níveis de conforto
Conceitos/noções básicas:
- Povoamento
- Povoamento rural
- Povoamento disperso
- Povoamento agrupado
- Povoamento urbano
- Distância-tempo
- Equipamento colectivo
- Saneamento básico
- Nível de conforto
ARTICULAÇÃO COM OS OBJECTIVOS GERAIS
— Com o tratamento deste subtema pretende-se que os alunos:
— Com o tratamento deste subtema pretende-se que os alunos:
- reconheçam diferenças entre os modos de vida rural e urbano, sensibilizando-se para os conceitos de diferença/contraste;
- identifiquem aspectos reveladores de mudanças e permanências na organização do espaço português;
- relacionem desigualdades de desenvolvimento existentes no espaço português com condições de acessibilidade.
OBSERVAÇÕES/SUGESTÕES METODOLÓGICAS
INTERPRETAÇÃO/CLARIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS
— Sugere-se que:
INTERPRETAÇÃO/CLARIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS
— Sugere-se que:
- se saliente, através de exemplos, a existência de diversos tipos de povoamento, desde o rural ao urbano, referindo as principais diferenças entre as formas tradicionais de povoamento rural;
- se refiram as condições de vida, no campo, no que se refere à habitação, vestuário, equipamentos colectivos, modos de vida, etc. …, comparando-as com as condições de vida no século XIX;
- se evidencie a localização e a dimensão relativa dos principais centros urbanos, realçando, para o centro urbano mais próximos da escola, a sua origem e crescimento;
- se refiram as condições de vida nos centros urbanos, nomeadamente no que se refere à habitação, rede viárIa, equipamentos colectivos, modo de vida, etc…;
- se salientem as vantagens e inconvenientes da vida num e noutro espaço (rural e urbano, relativamente a facilidades de circulação e contactos, cultura e assistência médica, poluição, segurança, etc…;
- se explicitem, de forma sucinta, as principais competências dos órgãos de poder local, no que se refere aos aspectos considerados.
TÉCNICAS/ACTIVIDADES
— Sugere-se, entre outras, as seguintes actividades:
— Sugere-se, entre outras, as seguintes actividades:
- continuação da organização do atlas da aula;
- observação de mapas com diferentes tipos de povoamento;
- observação de gravuras, diapositivos e filmes relativos a áreas de povoamento diferenciado;
- elaboração, em articulação com outras disciplinas, de um estudo de caso relativo à localidade onde se situa a escola (se a escola se situar num grande centro urbano, o estudo deverá restringir-se ao bairro);
- correspondência com outras escolas e intercâmbio de materiais relativos ao tema;
- inquérito, a realizar pelos alunos, sobre a qualidade de vida no meio rural e no meio urbano, fazendo intercâmbio com escolas situadas em localidades com características diferentes.
- visita de trabalho à sede de um órgão autárquico oiu a uma assembleia de freguesia;
- entrevistas/inquéritos a responsáveis autárquicos ou a munícipes, relativas a actividades dos órgãos e ou a problemas existentes na localidade.
- exposição de trabalhos realizados, integrada nas actividades da Área-Escola.
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS — 10
3.3 AS ACTIVIDADES ECONÓMICAS QUE DESENVOLVEMOS
3.3.1 O mundo do trabalho
3.3 AS ACTIVIDADES ECONÓMICAS QUE DESENVOLVEMOS
3.3.1 O mundo do trabalho
- População activa e não activa
- Sectores de actividade
3.3.2 As principais actividades económicas
- Repartição espacial
Conceitos/noções básicas:
- População activa
- População não activa
- Desemprego
- Sectores de actividade
- Sctor primário
- Sector secundário
- Sector terciário
- Actividades produtivas
- Actividades não produtivas
- Serviços
ARTICULAÇÃO COM OS OBJECTIVOS GERAIS
— Com o tratamento deste subtema pretende-se que os alunos:
— Com o tratamento deste subtema pretende-se que os alunos:
- reconheçam os principais contrastes na distribuição das diversas actividades económicas no espaço português;
- identifiquem algumas transformações no espaço português relacionadas com o surgimento de novas actividades.
OBSERVAÇÕES/SUGESTÕES METODOLÓGICAS
INTERPRETAÇÃO/CLARIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS
— Sugere-se que:
INTERPRETAÇÃO/CLARIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS
— Sugere-se que:
- o estudo do subtema se faça evidenciando a diferença entre população activa e não activa, introduzindo o conceito de desemprego;
- se refiram os sectores de actividade e principais actividades neles incluídas, salientando a diferença entre as produtivas e não produtivas;
- se estabeleçam os principais contrastes na repartição das actividades económicas, no que se refere a áreas rurais/áreas urbanas, pequenos centros urbanos/grandes centros urbanos.
TÉCNICAS/ACTIVIDADES
— Sugere-se, entre outras, as seguintes actividades:
— Sugere-se, entre outras, as seguintes actividades:
- continuação da organização do atlas da aula;
- inquérito à população escolar sobre as diferentes actividades desenvolvidas pelos pais e parentes próximos; registo dos dados obtidos e caracterização das actividades predominantes na região em que a escola se insere;
- observação e interpretação de mapas e gráficos com a distribuição da população por sectores de actividadse e comparação com épocas anteriores;
- observação/interpretação diapositivos e filmes sobre as actividades económicas nas áreas rurais e urbanas;
- visitas de trabalho a explorações agrárias, pecuárias, escolas de pesca, unidades industriais, mercados, etc. (a selecção da visita deve ser feita de acordo com os recursos existentes na região).
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS — 8
3.4 COMO OCUPAMOS OS TEMPOS LIVRES
3.4.1 O lazer
3.4 COMO OCUPAMOS OS TEMPOS LIVRES
3.4.1 O lazer
- Tipo de equipamento
- Distribuição e contrastes
- Impacte do turismo no ambiente
3.4.2 Importância das áreas de protecção da Natureza
Conceitos/noções básicas:
Conceitos/noções básicas:
- Lazer
- Turismo
- Mês seco
- Reserva natural
- Paisagem*
- Ambiente*.
ARTICULAÇÃO COM OS OBJECTIVOS GERAIS
— Com o tratamento deste subtema pretende-se que os alunos:
— Com o tratamento deste subtema pretende-se que os alunos:
- reconheçam contrastes na distribuição dos equipamentos culturais e desportivos;
- desenvolvam atitudes de socialidade e solidariedade, mostrando-se interessados pela melhoria da qualidade de vida da comunidade e pela preservação do património natural e cultural.
OBSERVAÇÕES/SUGESTÕES METODOLÓGICAS
INTERPRETAÇÃO/CLARIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS
— Sugere-se que:
INTERPRETAÇÃO/CLARIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS
— Sugere-se que:
- se efectue um levantamento das actividades e dos equipamentos culturais (museus, bibliotecas, teatros, grupos corais, grupos de dança folclórica, artesanato…) e desportivos (clubes, associações pavilhões, estádios, etc.) existentes na localidades da escola, estabelecendo comparações com outras localidades de características diferenciadas;
- se destaque a existência de diversos tipos de turismo (balnear, de montanha, termal, religioso, rural, etc.) e se localizem os grandes espaços turísticos;
- se relacione o turismo balnear e de montanha com as características climáticas das regiões onde se inserem;
- se evidenciem, de uma forma sucinta, as modificiações que o turismo provoca na organização do espaço, nomeadamente no que se refere a migrações, abastecimento, tipo de produtos consumidos, empregos, actividades que origina, etc., assim como as principais incidências sobre a qualidade do ambiente;
- se saliente a necessidade de proteger determinadas áreas, lugares e objectos, tendo em vista a preservação dos ecossistemas naturais e dos valores de ordem paisagísticas e cultural, evidenciando a importância do poder central e local nesta preservação;
- se evidenciem algumas formas de organização activa das populações na reoslução de problemas relacionados com o ambiente.
TÉCNICAS/ACTIVIDADES
— Sugere-se, entre outras, as seguintes actividades:
— Sugere-se, entre outras, as seguintes actividades:
- continuação da organização do atlas da aula;
- inquérito ou outra técnica de recolha de dados para averiguar as formas de lazer da população da localidade;
- localização, na planta da localidade ou do bairro, dos centros culturais e desportivos;
- recolha de dados históricos sobre os centros culturais e desportivos existentes na localidades ou no bairro;
- pesquisa, em trabalho de grupo, relativa a costumes, tradições, música e cantares, danças, gastronomia, artesanato, casas típicas, trajes da sua região;
- intercâmbio, por correspondência, com outras escolas do País sobre o mesmo assunto;
- realização de pequenas exposições, integradas nas actividades da Área-Escola, com o material recolhido;
- elaboração, individualmente ou em grupo, de um pequeno estudo sobre o tipo de turismo dominante na localidade da escola ou nos locais onde os alunos passam férias;
- leitura de gráficos termopluviométricos de áreas de turismo balnear, registando o número de meses secos;
- localização, em mapas, dos principais espaços turísticos;
- leitura de textos e notícias de jornais, sempre que possível locais ou regionais, referentes a problemas ambientais;
- localização, em mapas, das principais reservas naturais e, em plantas da localidade, de parques, jardins, monumentos, etc.
- elaboração de pequeno trabalho de projecto mutidisciplinar, integrado nas actividades da Área-Escola, referente a um problema existente na localidade em que os alunos vivem.
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS — 8
3.5 O MUNDO MAIS PERTO DE NÓS
3.5.1 Os transportes e as comunicações
3.5 O MUNDO MAIS PERTO DE NÓS
3.5.1 Os transportes e as comunicações
- Acessibilidade de pessoas, bens e ideias
- Esbatimento das fronteiras
3.5.2 Espaços em que Portugal se integra
- Comunidade Europeia
- Organização das Nações Unidas.
Conceitos/noções básicas:
- Distância-custo
- Telecomunicações
ARTICULAÇÃO COM OS OBJECTIVOS GERAIS
— Com o tratamento deste subtema pretende-se que os alunos:
— Com o tratamento deste subtema pretende-se que os alunos:
- reconheçam contrastes na distribuição das redes de transportes e comunicações no espaço português;
- relacionam a distribuição das redes de transportes com a acessidades de pessoas, bens e ideias;
- reconheçam alterações decorrentes das relações de Portugal com a Europa e o Mundo, sensibilizando-se para os conceitos de interacção/causalidade.
OBSERVAÇÕES/SUGESTÕES METODOLÓGICAS
INTERPRETAÇÃO/CLARIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS
— Sugere-se que:
INTERPRETAÇÃO/CLARIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS
— Sugere-se que:
- se saliente a organização da rede de estradas e caminhos de ferro, os princiopais portos fluvais e marítimos e a rede aérea nacional, evidenciando os contrastes existentes no espaço português, no que se refere à densidade das redes;
- se salientem as vantagens de cada tipo de transporte, no que se refere a confronto, rapidez e custo;
- se evidencie a importância do desenvolvimento dos transportes e telecomunicações, no aumento da acessibilidade, na facilidade de contactos nacionais e internacionais, permitindo o esbatimento das fronteiras;
- se localizem os principais eixos de comunicação que ligam Portugal à Europa e ao Mundo;
- se faça uma referência breve aos vários conjuntos espaciais em que Portugal se integra;
- se saliente a importância da integração de Portugal na Comunidade Europeia e na ONU.
TÉCNICAS/ACTIVIDADES
— Sugere-se, entre outras, as seguintes actividades:
— Sugere-se, entre outras, as seguintes actividades:
- continuação da organização do atlas da aula;
- inquérito/pesquisa sobre a rede rodoviária e ferroviária que serve a localidade da escola, relativamente ao transporte de passageiros e mercadorias (se existir porto fluvial ou marítimo, poderá fazer-se a pesquisa relativamente às razões da sua importância, número de passageiros e mercadorias transportadas, etc.…);
- observação e interpretação de mapas com a rede ferroviária actual e comparação com os mapas referentes à segunda metade do século XIX;
- observação e interpretação de mapas com a rede rodoviária;
- localização, em mapas, dos principais portos fluviais e marítimos e comparação com os exsitentes no século XIII;
- marcação, num planisfério, das principais rotas marítimas e aéreas a partor de Portugal;
- elaboração de planisférios em que se assinalem os países membros da Comunidade Europeia, os países de língua oficial portuguesa e os países membros de organizações dependentes da ONU (OMS, FAO, UNESCO, UNICEF…);
- intercâmbio de materiais e correspondência com escolas de países que integram a Comunidade Europeia e com países lusófonos.
NÚMERO DE AULAS PREVISTAS — 5
* Conceitos já abordados no 1.º ciclo.
** Subtema de tratamento mais aprofunda
* Conceitos já abordados no 1.º ciclo.
** Subtema de tratamento mais aprofunda
do.
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