segunda-feira, 15 de abril de 2013

O MEU ATLAS com Humor- PLANIFICAÇÕES HGP

Já tinha o meu blogue...
Já tinha o meu álbum...
Agora estou a fazer o meu Atlas Humorístico:
Arranjei mapas muito bem feitos no blogue do Paulo Guinote:
http://educar.wordpress.com/2007/05/29/o-portugal-dos-so-cretinos/#comments




As pirâmides alentejanas.


e no blogue do Fliscorno:
http://fliscorno.blogspot.com/2007/05/o-deserto-de-mario-lino.html




Dão jeito para fazer um atlas deste governo.




A ponte é uma passagem...


Com esta colecção de imagens "bifadas" aqui e ali o MEU ATLAS cresce a olhos vistos...



Programa de História e Geografia de Portugal
6.º Ano
Programa de História e Geografia de Portugal - 2.º Ciclo
I PARTE


2.4. PORTUGAL NOS SÉCULOS XV E XVI

2.4.1 De Portugal às ilhas e ao Cabo da Boa Esperança
2.4.2 A chegada à Índia e ao Brasil
2.4.3 O Império Português no século XVI


Arquipélagos da Madeira e dos Açores:
· · os traços morfológicos e os cursos de água;
· · o clima e a vegetação natural;
· · recursos naturais, colonização e actividades económicas.
Os territórios na África, Ásia e América:
· · os recursos naturais e as actividades económicas;
· · a diversidade étnica e cultural das populações;
· · colonos, mercadores e missionários.
2.4.4 A vida urbana no século XVI — Lisboa quinhentista
· · O crescimento da cidade
· · O porto de Lisboa e o comércio
· · A corte e as criações culturais
Conceitos/noções básicas:
· · Expansão marítima
· · Arquipélago*
· · Vento
· · Corrente marítima
· · Meridiano
· · Paralelo
· · Caravela
· · Nau
· · Carta náutica
· · Astrolábio
· · Quadrante
· · Capitania
· · Missionação
· · Colonização
· · Escravo
· · Etnia
· · Migração
· · Emigração
· · Imigração
· · Planta*
· · Situação
· · Monopólio
· · Especiarias
· · Arte Manuelina
ARTICULAÇÃO COM OS OBJECTIVOS GERAIS

— Com o tratamento deste subtema pretende-se que os alunos:
· · relacionem a expansão marítima com factores físicos e humanos, sensibilizando-se para os conceitos de interacção/causalidade;
· · reconheçam o contributo das grandes viagens para o conhecimento da Terra; reconheçam os principais contrastes na distribuição dos elementos naturais, nos arquipélagos da Madeira e dos Açores;
· · reconheçam diferenças nos modos de vida dos povos contactados pelos Portugueses;
· · desenvolvam os conceitos de diferença/contraste através do conhecimento dos modos de vida dos vários grupos sociais da Lisboa quinhentista;
· · distingam diferenças entre este período e a nossa época, sensibilizando-se para o conceito de mudança;
· · reconheçam valores patentes em acções individuais ocorridas no quadro da expansão marítima;
· · desenvolvam atitudes de respeito para com povos de culturas diferentes;
· · reconheçam alterações que a expansão operou em Portugal e noutras regiões do mundo, sensibilizando-se para os conceitos de interacção/causalidade.

OBSERVAÇÕES/SUGESTÕES METODOLÓGICAS

INTERPRETAÇÃO/CLARIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS E DE CONCEITOS/NOÇÕES BÁSICAS


— Sugere-se que:
· · se efectue o estudo das viagens de exploração altântica de forma sucinta, acentuando-se a progressão espacial e referindo-se a importância dos ventos e das correntes marítimas nas rotas seguidas;
· · se destaque a acção do Infante D. Henriques e de D. João II nas iniciativas de expansão marítimas, e se refiram algumas motivações para a realização das viagens;
· · se seleccione a viagem de Vasco da Gama ou de Pedro Álvares Cabral para exemplificação das condições concretas das grandes viagens marítimas;
· · se localizem os territórios do Império Português no século XVI, evidenciando a posição das ilhas atlânticas relativamente aos continentes europeu, africano e americano;
· · se evidenciem, no estudo dos traços morgológicos dos arquipélagos da Madeira e dos Açores alocalização das maiores e menores altitudes, a disposição do relevo em relação à costa e as características dos cursos de água, referindo os condicionalismos impostos à fixação humana pelo relevo;
· · se evidencie a distribuição da temperatura e da vegetação nos dois arquipéalgos, salientando a existência de variações climáticas regionais;
· · se refiram as condições climáticas regionais;
· · se refiram as condições climáticas e de vegetação que permitiram a fixação de colonos e a intordução de novas espécies vegetais;
· · se aborde de forma sucinta a diversidade étnica e cultural das populações dos territórios na África, América e Ásia, destacando as características mais facilmente observáveis realtivas aos modos de vida dominantes;
· · se acentue o papel de colonos mercadores e missionários na dinamização de permutas culturais;
· · se evidencie a situação da cidade de Lisboa em relação ao País e à região e a importância do sítio, referindo o papel das ribeiras e vales que permitiram o crescimento da cidade, bem como a construção de duas cercas sucessivas e a expansão;
· · em direcção ao Terreiro do Paço, Ribeira e Santos;
· · se refiram, de forma sucinta, como aspectos marcantes da vida quotidiana no porto da Lisboa quinhentista: o movimento comerical marítimo, a vida dos burgueses e da gente do mar, a permanência de mercadores estrangeiros, a existência de elevado número de escravos, a movimentação das gentes, a construção naval e as actividades artesanais;
· · se sublinhe a importância da Corte como centro cultural, destacando as principais criações deste período.
TÉCNICAS/ACTIVIDADES

— Sugerem-se, entre outras, as seguintes actividades:
· · continuação da organização do atlas da aula;
· · continuação da construção do friso cronológico;
· · registo, num planisfério, de intinerários seguidos pelos navegadores;
· · observação de mapas com as correntes máritimas e os ventos, e comparação com as rotas seguidas;
· · observação e interpretação de mapas com as áreas do Império Português no século XVI;
· · observação e interpretação de mapas hipsométricos das ilhas;
· · observação de gráficos de temperatura e precipitação, de estações meteorológicas situadas nos arquipélagos;
· · observação e interpretação sumária de mapas com a distribuição da precipitação nas Ilhas e sia comparação com o mapa hipsométrico; museu com testemunhos deste período;
· · actividades multidisciplinares com Língua Portuguesa, Educação Visual e Tecnológica, Educação Musical e Ciências da Natureza.

Sem comentários:

Enviar um comentário