segunda-feira, 15 de abril de 2013

VAMOS ESTUDAR PARA O TESTE? - O império português nos séculos XV e XVI

O TESTE DE HISTÓRIA É DIA 27, NÃO TE ESQUEÇAS?
VÊ COMO ERA UMA CARAVELA POR DENTRO.





A colonização da Madeira



"Esta ilha mandou-a o Infante D. Henrique povoar pelos Portugueses sem que até então tivesse sido habitada. Chama-se ilha da Madeira porque, quando foi descoberta, não tinha palmo de terra que não estivesse coberto de grandíssimas árvores, sendo necessário aos primeiros que a quiseram habitar pôr-lhe fogo.
Tem terrenos muito frutíferos e abundantes (...) belíssimas fontes (...). O ar é quente e temperado, de tal modo que jamais faz frio."
Cadamosto (navegador italiano do séc.XV), Primeira Navegação (adaptado)
O Infante D. Henrique iniciou a colonização da Madeira e Porto Santo dividindo-as em capitanias. Aos capitães-donatários competia defender, povoar e explorar os recursos naturais das ilhas.
Os colonos, vindos sobretudo do Algarve e Minho, mas também do estrangeiro, dedicaram-se à agricultura, pesca e criação de gado. Os produtos mais importantes foram o vinho, o açúcar, os cereais, as plantas tintureiras e a madeira (importante para a reparação dos navios que aí faziam escala).

A colonização dos Açores





"O Infante D. Henrique mandou para ocidente buscar terra firme. E, a 270 léguas de Lisboa, acharam uma ilha, que agora se chama de Santa Maria, despovoada, com muitos açores, e viram outra e foram a ela, que agora se chama S. Miguel, também despovoada e cheia de açores. Daí viram outra ilha, agora chamada Terceira, e outras, todas com muitos açores.
Lançaram ali muitos animais, tais como porcos, vacas, ovelhas, dos quais há aí uma multidão, de modo que todos os anos de aí trazem muito gado para Portugal.
Igualmente há aí tanta quantidade de trigo que todos os anos ali vão navios e trazem trigo para Portugal."Diogo Gomes, Relação dos Descobrimentos (séc. XV), Diogo Gomes, Relação dos Descobrimentos (séc. XV)



caderno do Leandro


Também nos Açores se utilizou o sistema de capitanias para a colonização. O seu povoamento foi porém mais lento devido à grande distância a que se encontravam do continente.
As principais actividades dos colonos nas ilhas dos Açores eram a agricultura e a criação de gado; as principais riquezas deste arquipélago, nesta época, eram os cereais, o gado bovino e ovino e as plantas tintureiras (pastel, urzela e dragoeiro).

A sereia do Leandro

Resolve os exercícios e prepara-te para o teste:















Sem comentários:

Enviar um comentário