Salgueiro Maia: O Rosto da Liberdade
Esta é uma Banda Desenhada lançada pelo jornal "O Ribatejo", aquando das comemorações dos 25 anos do 25 de abril. Dá como principal rosto da revolução de 1974 o Capitão da Escola Prática de Cavalaria de Santarém, Fernando Salgueiro Maia.
Se a BD constitui um género literário autónomo dos três clássicos que conhecemos (prosa, lírica e drama), podemos considerar que este livro conseguiu pegar convenientemente da figura de Salgueiro Maia, e enquadrá-la convenientemente no género literário que é a Banda Desenhada. Com efeito, vivemos nesta obra momento a momento, minuto a minuto aquela noite e aquele dia, desde a saída da EPC até à rendição de Marcello Caetano.
Foi sem dúvida uma excelente iniciativa d' "O Ribatejo" a publicação desta BD sobre o 25 de abril e Salgueiro Maia. Uma mais que merecida homenagem ao homem que deu a cara por uma revolução, por um ideal, para acabar com "o estado a que chegámos", que, mesmo levando a sua avante, sempre foi ostracizado e menosprezado pelas elites militares e políticas do país que defendeu.
Fonte:
http://aminhaleituras.blogspot.pt/2014/04/salgueiro-maia-o-rosto-da-liberdade.html
Sem comentários:
Enviar um comentário