terça-feira, 13 de maio de 2014

Pintura de Picasso duplica de valor em dez anos

Pintura de Picasso duplica de valor em dez anos
Le Sauvetage (O Salvamento), uma tela de Pablo Picasso pintada em Novembro de 1932, foi a grande estrela do leilão de arte impressionista e moderna da Sotheby’s que se realizou na noite da passada quarta-feira em Nova Iorque. A obra, uma das 13 do mestre espanhol presentes naquele leilão, atingiu 31,5 milhões de dólares (perto de 23 milhões de euros), após demorada licitação. Foi mais do dobro do valor (15 milhões de dólares) por que fora vendida em 2004, também pela Sotheby’s.
Pintura de Picasso duplica de valor em dez anos
Segundo a nota do catálogo, “o dramático salvamento do mar de Marie-Thérèse é o tema de Le Sauvetage […]. A cena representa as actividades acrobáticas na praia enquanto o corpo lânguido de uma banhista é resgatado da água”. O texto divulgado pela leiloeira também refere que a obra “foi criada no auge da obsessão do artista pela jovem”. Marie-Thérèse Walter foi modelo e amante de Picasso entre 1927 e 1935. O casal teve inclusive uma filha, Maya.
O leilão de quarta-feira, que contava com pinturas e esculturas impressionistas e modernas de nomes como Matisse, Chagall, Monet e Giacometti, realizou um total de 219 milhões de dólares. Apesar destes valores, o New York Times considerou o serão “decepcionante” e “acidentado”, referindo que cerca de um terço das obras ficaram por vender. “Pinturas e esculturas por mestres como Degas, Renoir e Picasso ou estavam demasiado caras ou não eram suficientemente boas para tentar os compradores”, disse o jornal nova-iorquino.
Fonte:
http://sol.sapo.pt/SOL/noticia/105209

Sem comentários:

Enviar um comentário