terça-feira, 27 de maio de 2014

Bonga - um grande artista que não nos deixa parar de dançar

Biografia

Barceló de Carvalho, mais conhecido por Bonga, nasceu a 5 de Setembro de 1942, em Kipiri, na província do Bengo, a norte de Luanda, em Angola.
Em 1966, Bonga foi viver para Portugal como atleta de alta competição do Sport Lisboa e Benfica, consagrando-se várias vezes campeão na modalidade de atletismo, em 100, 200 e 400 metros.
Portugal vivia na ditadura salazarista e Barceló, aproveitando o seu estatuto de atleta recordista começa a passar mensagens entre conterrâneos que lutam pela independência em Angola. Por ter sido descoberto pela PIDE, vê-se obrigado a fugir de Portugal para a Holanda.
Neste país lança o seu primeiro álbum, em 1972, denominado "Angola 72", cantando músicas revolucionários e de amor à pátria. A partir de então, passa a chamar-se Bonga Kuenda, que significa “aquele que vê, aquele que está à frente e em constante movimento”.
Nesta altura, já "Angola 72" estava proibido em Portugal, mas nem por isso a luta contra o colonialismo e a discriminação racial deixam de ser o foco de Bonga, cantando em bom africano de forma a propagar as suas raízes angolanas, para que o mundo as reconheça e respeite. 
Era esta a grande força que movia o artista naquela altura, tanto que em 1973 dá o seu primeiro concerto nos Estados Unidos, reverenciando a cultura lusófona pela independência de Guiné-Bissau. 
Durante o decorrer da guerra colonial, Bonga recebe o estatuto de embaixador da música angolana. Com o 25 de Abril, lança o novo CD Angola 74 e no consulado português de França, regista o seu nome artístico como Bonga Kuenda.
Os anos 80 são considerados a época áurea do artista. Barceló torna-se no primeiro cantor africano a actuar a solo no Coliseu dos Recreios, bem como o primeiro africano disco de Ouro e Platina em Portugal. Espalhando o seu sucesso no Apolo em Harlem, no S.O.B. de Nova Iorque, no Olympia de Paris, na Suíça, no Canadá, nas Antilhas e em Macau.
Em 1988, volta novamente a viver em Portugal, onde desta vez se torna recordista de vendas provando o seu sucesso como músico angolano em terras portuguesas.
Já assisti a quatro concertos do Bonga e tive imenso prazer em conhecê-lo pessoalmente.

Fontes:
http://afro-music.sapo.ao/index.php/bonga

Sem comentários:

Enviar um comentário