sexta-feira, 23 de agosto de 2013

O filme Elysium, a luta de classes no futuro

Elysium
Ontem fui ver este filme com o meu sobrinho e gostei bastante.
Sinopse e detalhes

Em 2154, o mundo está dividido entre dois grupos: o primeiro, riquíssimo, mora na estação espacial Elysium, enquanto o segundo, pobre, vive na Terra, repleta de pessoas e em grande decadência. Por um lado, a secretária do governo Rhodes (Jodie Foster) faz de tudo para preservar o estilo de vida luxuoso de Elysium, por outro, um pobre cidadão da Terra (Matt Damon) tenta um plano ousado para trazer de volta a igualdade entre as pessoas.
 
Wagner Moura com Matt Damon numa cena do filme futurista 'Elysium', que estreia esta quinta-feira nas salas de cinema nacionais.
No ano de 2154 a Terra encontra-se superpovoada. Os desfavorecidos vivem no planeta moribundo e os favorecidos habitam uma estação luxuosa, Elysium, a orbitar o planeta. Quando Max Da Costa (Matt Damon) sofre um grave acidente de radiação na fábrica onde trabalha, Max percebe que a sua única salvação é chegar à estação e curar-se. Em Elysium, a Secretária da Defesa Jessica Delacourt (Jodie Foster) não tolera a aproximação de qualquer ilegal; o seu agente na Terra, C.M. Kruger (Sharlto Copley), fará o necessário para se assegurar disso.

 No seu filme, Blomkamp, mostra a sua engenhosa criatividade, retoma questões de segregação racial, a que se juntam as discussões do fosso entre a classe mais rica e a classe mais pobre, problemas da superpopulação, da imigração,  da poluição, da educação e do sistema de saúde.
A concepção de um lugar como Elysium, onde os privilegiados vivem e prosperam, retirada directamente da mitologia grega, coloca ainda sobre o filme uma carga moral e religiosa onde a personagem Max Da Costa funciona como o salvador que irá repor o equilíbrio na sociedade.
 
 Na mitologia grega, o Elísio, ou os Campos Elísios (em grego, Ἠλύσιον πέδιον, transl. Êlýsion pédion) é o paraíso, um lugar do mundo dos mortos governado por Hades, oposto ao Tártaro (lugar de eterno tormento e sofrimento). Nos Campos Elísios, os homens virtuosos repousavam dignamente após a morte, rodeados por paisagens verdes e floridas, dançando e se divertindo noite e dia, descrição semelhante ao céu dos cristãos e muçulmanos. Neste lugar, só entram as almas dos heróis, santos, sacerdotes, poetas e deuses. As pessoas que residiam nos Campos Elísios tinham a oportunidade de regressar ao mundo dos vivos, coisa que só alguns conseguiam.
Um olhar sobre a intemporal luta social entre a classe desfavorecida e a classe privilegiada e um despertar dos mais jovens para a leitura destes temas.
Fontes:
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário