terça-feira, 20 de agosto de 2013

António Feliciano o VENDEDOR DE SONHOS


Hoje vou falar-vos de um homem que tem contribuído há mais de quarenta anos para o desenvolvimento cultural do interior do Alentejo. Chama-se António Feliciano mas é como: “vendedor de sonhos”, que é conhecido há mais de 4 décadas, confundindo-se o seu nome com Felicidade, o sentimento que tem oferecido a milhares de pessoas através do seu cinema ambulante, paixão de uma vida, feita de muitas paragens e milhares de km pelas estradas do pais.  
António Feliciano, «um dos mais carismáticos projeccionistas ambulantes do país».
«É um homem daqueles que já quase não existe, que anda com uma carrinha pelas aldeias a mostrar cinema», frisa Francisco Antunes, lembrando ainda os tempos em que o Cinema Girassol funcionava ao ar livre.

Actualmente é dono do Cinema Girasol em Milfontes, nos primeiros tempos começou por ser uma esplanada de exibição de filmes ao ar livre, um pouco na sequência do tradicional cinema ambulante. Com o passar dos anos, a sala foi beneficiando de sequenciais e sistemáticos melhoramentos até ao ponto de excelência em que hoje se encontra.
Hoje a sala comporta o segundo maior ecrã a sul do Tejo, com 60 metros quadrados de área útil.
A sala tem 25 metros de comprimento, 17 metros de largura, e 5,5 metros de altura, sendo a distância da primeira fila ao ecrã de 6 metros, o que permite a bom visionamento à totalidade dos espectadores da sala. A qualidade do som, equiparada à das melhores salas de cinema do país, é providenciada pela tecnologia DolbyTM Stereo Surround.

A supervisão das boas condições da sala é feita todas as noites pelo próprio
gerente (e proprietário) do cinetetro, António Feliciano
Parabéns ao António Feliciano!
Fontes:
Fontes:
http://www.rtp.pt/programas-rtp/index.php?p_id=21438&e_id=5&c_id=8&dif=tv&hora=21:31&dia=31-07-2011
http://www.milfontes.net/cineteatro/
http://www.tvi24.iol.pt/cinebox/cinema-odemira-alentejo-festival-cinema-digital-iol-cinema/956817-4059.html
http://aeiou.visao.pt/cinema-paraiso-a-portuguesa=f632719

Sem comentários:

Enviar um comentário