sábado, 31 de agosto de 2013

Exposição sobre o pensamento de Leonardo da Vinci reúne obras de várias colecções europeias.

30 anos depois, o Homem de Vitrúvio volta a ser mostrado ao público. A exposição Leonardo da Vinci: O Homem Universal abriu na Galeria da Academia, de Veneza na quinta-feira. Até 1 de Dezembro, mostra 52 obras do artista do renascimento.

Os 52 desenhos expostos são importantes a nível artístico, mas também científico. De entre todos eles, a estrela é O Homem de Vitrúvio, o desenho que Leonardo da Vinci fez do corpo humano com as suas proporções ideais. Este e outros estudos e desenhos da colecção da Galeria da Academia não são mostrados ao público, segundo o museu, desde os anos 80.
Além destes desenhos, a exposição tem ainda outros emprestados pelas colecções do Louvre, da Biblioteca Real de Turim, do Museu Britânico, do Ashmolean Museum e da família real britânica.

A exposição quer ser um olhar sobre o “trabalho de reflexão” deste homem da renascença, disse a curadora da exposição Annalisa Perissa Torriani, à AFP: há estudos sobre botânica, mecânica, óptica, guerra, mas também os esboços de algumas das suas obras mais célebres. “É como se o visitante folheasse o diário pessoal do artista e visse como ele expôs o seu pensamento recôndito”, lê-se no site do Pólo Museológico Veneziano, entidade que agrega os museus da cidade.
Este conjunto de obras “mostra como Leonardo traduzia os seus pensamentos, desde o cérebro até à mão, voltando sempre atrás para corrigir e fazer ajustes”, disse Annalisa à AFP.
Fonte:
http://www.publico.pt/cultura/noticia/o-homem-de-vitruvio-e-exposto-de-novo-em-veneza-1604325#/0

Sem comentários:

Enviar um comentário