quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A BD DE LUÍS DIFERR

Já vos falei aqui várias vezes do meu amigo Luís Diferr, professor, bloguista e autor de BD. Finalmente consegui adquirir todas as suas obras que estavam esgotadas, recorrendo a leilões da internet e a feiras de velharias... e ainda tive o privilégio de ter dois belos autógrafos desenhados pelo autor.
Luís Diferr
Arquitecto de formação, autor de BD e desde os anos 90 também professor, Luís Diferr foi então abordado pelo director das colecções de livros sob o nome do grande autor francês Jacques Martin (falecido já em 2010). Jimmy Van den Haute desafiou-o então a criar um livro sobre uma visita a Portugal...
O Homem de Neandertal
O Homem de Neandertal , Luís Filipe Diferr, Edição/reimpressão:1991; Páginas:56; Editor: Edições Asa; ISBN: 9789724109435; Coleção: Aventuras de Herb Krox
Lady Blitz, pin-up e aventureira
Corina Liechtenstein (nome de código: Lady Blitz) é uma loura (genuína), explosiva e sensual, que concilia uma fulgurante carreira de top-model com a de espia/mercenária de alto gabarito. Defronta-se frequentemente com Herb Krox, o seu grande rival – que, não obstante, deve nutrir por ela uma contraditória admiração, já que é presidente do Lady Blitz Fan-Club.”
“Os Deuses de Altair” / “Les Dieux d’Altaïr”, p. 11, Ed. Baleiazul 1998 (c) Luís Diferr
Quando era adolescente e lia, "absolutamente estupefacto", as aventuras de Alix desenhadas por Jacques Martin, o português Luís Diferr estava longe de imaginar que um dia, no futuro, ia assinar um álbum de uma série do universo do grande autor da banda desenhada franco-belga. E ver o seu nome na capa, ao lado do do criador de álbuns clássicos como O Último Espartano ou As Legiões Perdidas, e de personagens como Alix, Lefranc, Jhen ou Loïs.
 
Subtítulo: Capa
 Dakar 2
"Eu encontrei-me o Jacques Martin no Festival de Banda Desenhada da Amadora em Outubro de 2002, estavam lá também o Rafael Morales, desenhador, e o editor, o Jimmy Van den Hautte. Já conhecia o Martin de um Salão da Sobreda e estive a falar com o Jimmy. Mostrei-lhe o último álbum que fiz, Os Deuses de Altair, e umas fotocópias de outros trabalhos, e ele propôs-me fazer este álbum do Loïs. Na altura não percebi o que era, porque ainda não existia a série, que se passa na época do Luís XIV. Algum tempo depois, o Jimmy mandou-me algumas fotocópias do primeiro álbum, que estava em produção, eu enviei-lhe uma proposta e um desenho de base, que foi o dos Jerónimos, e foi assim que tudo arrancou".

O autor português de banda desenhada Luís Diferr apresentou o álbum de ilustrações "As viagens de Lois - Portugal", resultado de um projecto feito a convite do francês Jacques Martin.O livro foi editado há poucas semanas no mercado francófono pela Casterman e foi lançado em Portugal pela Asa, com apresentação em Lisboa.
"As viagens de Lois - Portugal" é um retrato sobre Portugal nos séculos XVII e XVIII, com ilustrações de grande detalhes sobre monumentos e costumes da época, e partiu de uma ideia de Jacques Martin, que morreu em Janeiro de 2011.









Página 105 do álbum "Vasco Granja - uma vida... 1000 imagens".


Página 104 do álbum "Vasco Granja - uma vida... 1000 imagens".

Autógrafo pessoal do autor.


Autógrafo pessoal do autor.
Felicidades Luís Diferr!
Fontes:


 

Sem comentários:

Enviar um comentário