quarta-feira, 28 de agosto de 2013

CONHEÇA A PEDAGOGIA WALDORF

O QUE SÃO AS ESCOLAS WALDORF

A primeira Escola Waldorf surgiu em 1919, na Alemanha, sob a orientação de Rudolf Steiner. Ela foi criada a pedido de um industrial para atender os filhos dos operários e funcionários da fábrica de que era diretor. Foi uma experiência de sucesso.

Hoje as Escolas Waldorf formam uma rede de ensino em crescimento em todo o planeta, presentes nos cinco continentes. E, embora tenham sido criadas na Alemanha, buscam incentivar e incorporar a cultura do país em que se encontram.

No Brasil, a primeira Escola foi criada em 1956, em São Paulo. A partir de então, o movimento tem se expandido com novas escolas em Aracajú (SE), Belo Horizonte, Botucatu (SP), Brasília, Curitiba, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, Friburgo, Juiz de Fora, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, entre outras.

Não há administração central; cada Escola é independente. Há, contudo, associações que apoiam o movimento, promovendo cursos e congressos de atualização de professores e muitas vezes, ajuda financeira para escolas de poucos recursos materiais.

A organização administrativa de cada instituição Waldorf também segue o princípio da autogestão. Não há um único dono ou diretor, mas conselhos . Os professores são plenamente responsáveis pelos seus procedimentos pedagógicos, trabalhando sempre em equipe. Cada escola é representada juridicamente por uma Associação sem fins lucrativos , da qual participam professores, pais, e aqueles que sentem afinidade com os seus propósitos educativos e culturais. Esta filosofia, ou tipo de gestão que dela provém, não muda em nada quaisquer responsabilidades pedagógicas, financeiras ou jurídicas. A Escola Waldorf responde a todos estes níveis, como qualquer outra escola.

Os pais e a família têm papel preponderante. Geralmente se entusiasmam pela proposta e colaboram para que ela possa ser viabilizada.

PROPOSTA PEDAGÓGICA

A partir da análise de dimensões específicas do ser humano como o pensar, o sentir e o querer, Rudolf Steiner firmou as bases de uma educação que tende a responder às necessidades atuais e futuras da humanidade. Segundo ele, uma sociedade só pode configurar-se e desenvolver-se de forma sadia e adequada às solicitações da época em que está inserida, se levar em conta as dimensões essenciais do ser humano.

Sobre a base desse mesmo princípio, concebeu a Trimembração do Organismo Social. Para isso, revalorizou os impulsos da Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade, como diretrizes máximas das diferentes funções sociais. Definiu a Liberdade como o princípio básico que deve reger a vida cultural-espiritual; a Igualdade como alicerce fundamental da questão jurídico-legal e a Fraternidade como sustento imprescindível para a atividade econômica. Na Educação isso significa:

Desenvolver na criança as bases para um pensamento claro e preciso, isento de preconceitos e dogmas, o que leva à liberdade;

Cultivar sentimentos autênticos não massificados e que respeitem os demais, num marco de igualdade de direitos e obrigações;

Gerar uma capacidade vigorosa de sustentar responsavelmente a fraternidade na vida econômica do futuro.

Essa visão do homem e da sociedade alimenta tudo o que é feito nas Escolas Waldorf do mundo inteiro, tanto na ação pedagógica como no que se refere à sua organização institucional de auto-gestão colegiada e interação sócio-comunitária.

CONSTITUIÇÃO HUMANA

No ser humano, encontramos três veículos de expressão: o corpo, as emoções e a mente. A esses três veículos de expressão correspondem três funções: o querer, o sentir e o pensar. Todos esses aspectos precisam ser trabalhados com a mesma atenção para a plena realização do potencial humano. Esse é o objetivo da Pedagogia Waldorf, e por isso ela desenvolveu atividades para cada um daqueles aspectos.

O corpo é educado por meio de atividades práticas como jardinagem, marcenaria, construção, ginástica, trabalhos manuais, entre outras. A educação do corpo, tal como é praticada nas Escolas Waldorf, fortalece também o caráter da criança, pois desenvolve a sua força de vontade, criando nela qualidades como a disposição para enfrentar dificuldades e a perseverança.

As emoções são trabalhadas por meio da arte: música, canto, desenho, pintura, literatura, teatro, recitação, escultura e cerâmica. Por meio da expressão artística, são dadas muitas oportunidades para o refinamento da sensibilidade, e a harmonização de conflitos na área afetiva e social.

A mente é educada por meio da transmissão do conhecimento de forma balanceada e adequada à idade do aluno. Nas Escolas Waldorf busca-se cultivar o sentimento de admiração que as crianças têm em relação à natureza e ao mundo como forma de manter vivo o seu interesse em aprender. Arte e atividades práticas são também instrumentos a serviço das matérias acadêmicas.

Com a educação integrada de todos os aspectos do seu ser, a criança aprende a não dissociar seus pensamentos, sentimentos e ações, podendo tornar-se um adulto equilibrado e coerente.

OS SETÊNIOS

São de conhecimento geral algumas crises básicas na biografia humana: por volta dos 7 anos, a troca de dentes; aos 14, a puberdade; aos 21, a maioridade. Aprofundando a observação dos períodos delimitados por essas crises, Steiner percebeu a qualidade essencial de cada um deles.

Os primeiros 7 anos de vida são dedicados ao conhecimento e amadurecimento do corpo, seus limites e capacidades. A aprendizagem neste período é realizada principalmente por vias inconscientes, baseada

na imitação. A criança estrutura as suas experiências por meio de brincadeiras que brotam da sua imaginação. Em função da saúde física e psíquica, o intelecto e a memória não devem ainda ser solicitados. É preciso primeiro que o corpo físico dê os sinais de sua maturidade e solidez estrutural, o que ocorre por volta dos 7 anos. A virtude básica que a criança precisa ver manifestada ao seu redor é a gratidão pela vida. O mundo é bom!, ela deveria vivenciar.

Dos 7 aos 14 anos, os sentimentos estão se consolidando. São de suprema importância, nessa fase, as atividades artísticas. São então criadas as bases para o comportamento ético: o sentimento de fraternidade para com os semelhantes e de reverência em relação aos mistérios da vida e da natureza. A virtude básica que a criança precisa ver manifestada ao seu redor, nessa fase, é a beleza. O mundo é belo!

Dos 14 aos 21anos, os pensamentos e a visão pessoal do mundo são, então, estruturados de forma abstrata. Surgem as perguntas existenciais. A virtude básica que o adolescente quer ver ao seu redor é a sinceridade da busca de auto-conhecimento dos que o rodeiam. O mundo é verdadeiro!

Como as necessidades de cada fase são equilibradas no currículo da Escola Waldorf?

EDUCAÇÃO INFANTIL

Como foi dito acima, no primeiro setênio o aprendizado se dá grandemente por vias inconscientes. As influências do meio ambiente são absorvidas e incorporadas, através de uma profunda empatia, que aos poucos exterioriza-se em imitação.

As crianças imitam as predisposições psíquicas e mentais dos que os rodeiam, suas posturas corporais, hábitos e atividades que exercem. Fazem isso em brincadeiras: o brincar espontâneo é uma atividade da mais profunda seriedade, é o seu trabalho.

A capacidade de concentração, a acuidade auditiva (sensibilidade musical, saber ouvir o adulto), o desenvolvimento psico-motor, a maturação da lateralidade (base para a escrita), a linguagem, são amplamente cultivados no maternal e no jardim de infância . Estas são habilidades básicas para que o processo de alfabetização, que se inicia em torno dos sete anos, aconteça de maneira harmônica para o desenvolvimento da criança como um todo.

O ambiente e as atividades do maternal e jardim têm como finalidade oferecer as condições necessárias para que o potencial do primeiro setênio seja plenamente realizado, com liberdade e disciplina amorosa. Por esse motivo, o dia segue um padrão ordenado, com repetição de atividades e rotina criativa.

Na Educação Infantil, tentamos reproduzir, tanto quanto possível, a acolhedora atmosfera do lar. A própria composição das turmas assemelha-se a uma família: crianças de idades diferentes – de 2 a 3 anos no maternal e de 4 a 6 anos no jardim - convivem num mesmo grupo. Assim, os menores são estimulados pelos maiores, cujas habilidades almejam adquirir; e os maiores desenvolvem um senso de responsabilidade social, ajudando a zelar pelos menores.

BRINCAR ESPONTÂNEO

Brincar é a aula da criança, momento em que ela estrutura ativamente a vivência que tem do mundo. Todo o ambiente do maternal e jardim é montado em função de permitir brincadeiras criativas e construtivas; panos coloridos para montar cabanas e inventar fantasias; brinquedos artesanais que mais sugerem do que definem, estimulando a imaginação; tesouros da natureza, tais como pedras, conchas, sementes, etc. bonecas de pano e marionetes- tudo em material natural, para a educação do tato. Depois de brincar livremente, todos juntos ordenam a sala e os brinquedos. Quando estão ao ar livre, as crianças brincam de uma forma mais extrovertida, com terra, água, areia, árvores, adquirindo domínio do próprio corpo, exercitando a coordenação motora e a auto-confiança.

BRINCAR DIRIGIDO A PARTIR DE 4 ANOS

Rodas, cantigas e brincadeiras folclóricas, poesias e dramatizações. Aprender a brincar em grupo e a respeitar o outro. Descoberta de movimentos, musicalidade e ritmo. Versos ritmados, movimentos corporais, permeados de musicalidade, trazem conteúdos e imagens que alimentam o universo interno da criança, despertando uma intensa alegria em estar no mundo.

ATIVIDADES ARTÍSTICAS

Vivência de cores, desenho livre, modelagem, culinária, trabalhos manuais, num amplo exercício da motricidade fina, que se faz importante a partir dos 4 anos.

CONTOS DE FADAS

A partir do jardim, o dia é finalizado com um conto de fadas, rico alimento para a alma e a imaginação infantil, pois contém imagens de profunda realidade espiritual, atingindo regiões inexploradas do inconsciente. No maternal ( 2 e 3 anos), as histórias são mais simples, em respeito à peculiaridade desta fase, não se utilizando ainda os símbolos dos contos de fadas.

ENSINO FUNDAMENTAL

Nossa Pedagogia pretende educar o ser humano através da arte. Todo o ensino tem o elemento artístico como base. Através deste elemento procura-se desenvolver o conhecimento, que vai atuar no pensar do aluno de forma abrangente, estimulando seu amor aos outros seres humanos e o respeito pela natureza.

O conteúdo de cada ano é adequado à idade dos alunos. O currículo proporciona à criança uma visão ampla e viva das matérias, além de possibilitar a aquisição de conhecimentos gerais e preparar o jovem para o exercício da cidadania.

Eis aqui um exemplo resumido do currículo das Escolas Waldorf:
Currículo Waldorf Simplificado
1o ano  Introduçã pictóica ao alfabeto, escrita, leitura, poesia e teatro.
 Contos populares: contos de fada, fábulas, lendas.
 Núeros, aritméica, introduçã à operaçõs e cáculos mentais.
 Históias de natureza, construçã e jardinagem.
Trabalho com parte rítmica e para o amadurecimento motor.
Lendas da Natureza para o ensino de ciências.
Trabalho de formas (a reta e a curva; variações)
2o ano  Escrita de imprensa, leitura, ortografia, poesia e teatro.
 Aprofundamento das quatro operaçõs matemáicas e cáculos mentais.
A noção do Tempo: as estações, o dia e a noite, as horas.
Fábulas e lendas da natureza e de Santos.
As diferentes formas de plantio : horta, pomar, jardim etc.
Trabalho de formas (formas com movimentos rítmicos, espelhamentos duplos)
3o ano Escrita, leitura, ortografia, introdução à gramática, poesia e teatro.
Escrita cursiva.
Os primeiros problemas escritos, as contas, os cálculos mentais e as unidades de medida.
Valorização homem através do tema das profissões.
Os povos do mundo e suas casas.
A construção individual da casa.
O trabalho na terra (cereais e hortaliças)


4o ano



















5o ano














6o ano
Lendas sobre os cereais e flores.
Histórias do Velho testamento.
Trabalho de formas (espelhamentos quádruplos e formas com metamorfose)
Ampliação das classes gramaticais, ortografia, poesia e teatro.
Frações, problemas e introdução à geometria à mão livre.
Trabalho de formas (formas celtas cruzadas).
 Mitos nórdicos, história e contos de civilizações antigas.
Geografia e história local e citadina.
Geografia e história regional do Brasil.
Zoologia comparativa.
Redação criativa, leitura, ortografia, gramática.



Números relativos, aprofundamento das frações, problemas, expressões numéricas e potenciação.
Geometria à mão livre – rosáceas - e introdução ao uso de instrumentos.
História e Geografia das Civilizações Antigas: Egito, Mesopotâmia, Pérsia, Índia e Grécia.
História, geografia e folclore das Civilizações Latino Americanas.
Botânica.





Introdução à álgebra, juros e porcentagens e a geometria com uso de instrumentos.
Redação criativa, leitura, estilos de redação, gramática (revisão da morfologia e introdução à sintaxe).
História e Geografia de Roma Antiga e Idade Média.
História do Brasil Colónia.





Finalização da Geografia Geral e Humana das Américas e África
Iniciação à Astronomia.
Iniciação à Geologia
Física (em especial ótica e acústica )


7o ano
























8o ano


Álgebra, Raiz quadrada, Potenciação, Expressões algébricas e geometria.
 História : Renascença, Expansionismo e a História do Brasil ligada ao período renascentista.
A História da Época Moderna: Revolução Francesa e os primórdios da Revolução Industrial.
Redação, morfologia ,sintaxe e leitura de Biografias ligadas à época histórica trabalhada.
 Geografia Geral e Humana da Europa.
Ciências: Física (em especial eletricidade e magnetismo), Química (cal, carbono, calor e metamorfose dos elementos) e Fisiologia (sistemas do corpo humano).







Polinômios, Sistemas de equação, Produtos Notáveis e Geometria.
Redação, sintaxe e trabalho com biografias de vultos contemporâneos e estilos literários.
Geografia Geral e humana da Ásia.
História Mundial da Época Contemporânea.
Ciências: Física (em especial mecânica), Química (ácidos e base, sal e açúcar), e Fisiologia (Esqueleto, órgãos de sentido: em especial olho e ouvido).

TEATRO do 8º ano: processo que leva a um fechamento desse ciclo e utiliza as inúmeras habilidades pictóricas, literárias, musicais, de expressão corpórea, fala, canto e sociais, desenvolvidas ao longo dos oito anos pelos alunos.

Fonte:
http://www.cwbh.com.br/img_materia/2c422f797212be4af65609f995fee873b204638dTeste%20Arquivo.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário