sexta-feira, 18 de abril de 2014

Biografia de José Afonso revela documentos inéditos


Biografia de José Afonso revela documentos inéditos

Uma biografia de José Afonso, com documentos inéditos, intitulada "Zeca Afonso -- Livra-te do Medo", da autoria do jornalista José A. Salvador, que conheceu o intérprete e compositor, é editada na próxima semana.

Trata-se de "uma biografia largamente ilustrada com fotografias, fac-similes de manuscritos e vários documentos inéditos" dos arquivos da polícia política anterior ao 25 de Abril de 1974, a Polícia Internacional de Defesa do Estado (PIDE), e da censura, estrutura que visava antecipadamente todas as publicações e espetáculos públicos em Portugal, truncando obras ou proibindo-as, como aconteceu às canções "Traz outro amigo também" e "Venham mais cinco", de José Afonso, afirma em comunicado hoje divulgado a Porto Editora, que chancela a obra.
Esta é "a obra mais completa até hoje publicada sobre José Afonso", atesta e editora que a publicará no dia 17 de abril.
"José Afonso foi indiscutivelmente uma das grandes vozes da Revolução de Abril. 'Grândola, Vila Morena' é um tema que, ainda hoje, procura ser instrumento de intervenção, e este ano, além dos 40 anos do 25 de Abril, comemoram-se também os 50 anos [da origem] desta canção", afirma em comunicado a editora que recorda que, em "maio de 1964, José Afonso foi cantar à Sociedade Fraternidade Operária Grandolense, acontecimento que o inspiraria a escrever" a canção do álbum "Cantigas do Maio", de 1971.
A obra é prefaciada pelo jornalista Adelino Gomes e "apresenta uma longa entrevista ao cantautor, bem como depoimentos de familiares e amigos".
Segundo a editora, esta biografia "permite ainda conhecer a relação [de José Afonso] com a literatura, a sua biblioteca, de 829 livros numerados e assinados, o início da carreira, os tempos de perseguição e prisão, e a doença que lhe foi fatal".
Fonte:
http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=3801430
 

Sem comentários:

Enviar um comentário