segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Análise do poema “No comboio descendente” de Fernando Pessoa e cantado por Zeca Afonso

Fernando Pessoa, pintado por Olinda Gil

Composto por três estrofes de seis versos cada uma, o texto valoriza a sonoridade das rimas.
O traço fundamental da composição é a repetição, tanto na forma da estrofe, métrica e ritmo, como na sua estrutura sintática e recursos da camada sonora, como assonâncias, aliterações.

Fernando Pessoa

No comboio descendente

No comboio descendente
No comboio descendente
Vinha tudo à gargalhada,
Uns por verem rir os outros
E os outros sem ser por nada —
No comboio descendente
De Queluz à Cruz Quebrada...
No comboio descendente
Vinham todos à janela,
Uns calados para os outros
E os outros a dar-lhes trela —
No comboio descendente
Da Cruz Quebrada a Palmela...
No comboio descendente
Mas que grande reinação!
Uns dormindo, outros com sono,
E os outros nem sim nem não —
No comboio descendente
De Palmela a Portimão...

Vamos agora ouvir o poema cantado por Zeca Afonso.

http://www.youtube.com/watch?v=hhlFE0PxsYM



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Mais que a representação de uma viagem de comboio, alegre e barulhenta, de certa forma longa, entre Queluz e o balneário de Portimão, o poema trata, alegoricamente, do processo de adormecimento, pois, na verdade, descendente é a animação dos viajantes. 
Na primeira estrofe, o clima é de alegria e a camada sonora do texto encarrega-se de marcar esse aspecto, como podemos observar nas aliterações no verso De Queluz a Cruz Quebrada, que, pela repetição da oclusiva velar surda /k/, e pela rima interna /Queluz/ Cruz/, além dos encontros consonantais /kr/ e /br/, materializam o barulho e a confusão reinantes no comboio. Na primeira estrofe do poema existe alegria, gargalhadas, entusiasmo,animação...isto tudo é sinal de juventude (euforia).
Na segunda estrofe, no trecho da viagem entre Cruz Quebrada e Palmela, como a camada fônica pode mostrar, já impera certa calma. Na segunda estrofe as pessoas já se comportam melhor, menos euforia porque nesta altura do comboio as pessoas são crescidas, já há maturidade (moderação).
Na terceira estrofe há uma quebra de expectativa, pois o eu poético rompe a construção paralelística que vem adotando e, em vez de repetir a estrutura dos versos anteriores /Vinha tudo…/ Vinham todos…/ interpõe um outro, de sentido irónico, cujo significado é avesso ao veiculado pelo significante: /Mas que grande reinação!/; A ironia é aclarada pela leitura do verso seguinte: /Uns dormindo, outros com sono/. Finalmente, o último verso /De Palmela a Portimão/, cuja camada fónica é marcada pelo predomínio da nasalidade, pode configurar, no plano do significante, a quietude do ambiente e a serenidade dos passageiros, todos, agora, adormecidos. No plano lexical, o emprego de palavras e expressões coloquiais, reinações e dar trela, indica a valorização da linguagem infantil. Na terceira estrofe as pessoas estão com sono  e cansadas, o que significa a velhice (cansaço).

No comboio descendente ---> mudança de espírito; trajecto, espaço de norte para sul ---> metáfora da vida.

A- Responde às questões: 

1- O poema descreve uma viagem a bordo de um comboio. Faz o percurso desde o ponto 
de partida até ao local de chegada. 
Partida:____________ _________________ ____________ Chegada:__________ 
2- Ao longo do poema, a animação das pessoas vai-se alterando. Estabelece a 
correspondência entre as estrofes e os sentimentos dessas pessoas. 
1ª estrofe *                                   * Cansaço e sonolência 
2ª estrofe *                                   * Interesse e distração 


3ª estrofe *                                    * Alegria e euforia 


B- Seleciona as opções corretas, fazendo uma cruz na resposta certa (cada questão pode ter mais do que uma alínea correta): 
1- A estrutura repetitiva do poema tem como função: 
 ---- provocar animação no leitor; 
 ---- provocar sonolência no leitor; 
 ---- embalar o sono de uma criança. 

2- O comboio é «descendente» porque: 
 ---- está a descer de Norte para Sul; 
 ---- está a descer o país, do Algarve para a Estremadura; 
 ----  a animação das pessoas vai diminuindo. 

3- O poema «comboio descendente» é uma metáfora porque: 
 ---- o comboio vai a cair; 
 ---- está a descer o país, de sul para norte; 
 ---- as 3 estrofes representam as 3 etapas da vida: juventude; 
maturidade e velhice. 

4- No verso 14, «Mas que grande reinação!», 
 ---- o sujeito poético quer dizer que as pessoas estavam muito 
animadas; 
----  existe ironia, porque a animação não era muita; 
---- o sujeito poético quer dizer que as pessoas estavam 
mascaradas de rei. 

5- A linguagem do poema 
 ---- é erudita (elaborada); 
 ---- é próxima da linguagem infantil; 
 ---- é popular. 

6- Escreve sinónimos das palavras 
sublinhadas.


Fonte:
http://opassageiro.wordpress.com/2008/10/10/analise-do-poema-no-comboio-descendente/



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