sábado, 21 de outubro de 2023

Contos de Grimm

 

Quem foram os Irmãos Grimm?

Os irmãos Grimm estão por trás de algumas das mais famosas e amadas histórias infantis que conhecemos. O seu legado na literatura e na academia é intransponível e, suas narrativas atravessam gerações, mesmo que as histórias que conhecemos hoje sejam um pouco diferentes das originais. 

Retrato dos irmãos Grimm - Wikimedia Commons

 Retrato dos irmãos Grimm - Wikimedia Commons

Uma história de dois irmãos

Jacob e Wilhelm Grimm nasceram em 1785 e 1786, respectivamente, no então Condado de Hesse-Kassel, atual Alemanha. Quando Jacob tinha apenas onze anos, seu pai morreu de pneumonia, e ele viu a sua família passar por dificuldades financeiras. 

Com a ajuda de uma tia, os irmãos Grimm conseguiram estudar e, depois, entraram na faculdade de Direito, com o intuito de seguir os passos do pai que era funcionário público. Jacob, mais velho, foi para Marburg, em 1802, e seu irmão mais novo, Wilhelm, acompanhou-o no ano seguinte. Entretanto, a inclinação para a procura e registo das histórias do folclore local fizeram com que os irmãos seguissem outro caminho... 

Um professor da Universidade de Marburg despertou o interesse dos irmãos pela filologia, o estudo da linguagem em textos históricos. Friedrich Carl von Savigny foi um respeitado e influente jurista alemão no século XIX. 

Com a ajuda de Savigny, o contato com outros académicos, e por meio do entendimento de que a cultura e as tradições influenciam a forma como uma sociedade se organiza, o desejo dos irmãos Grimm de se dedicarem ao estudo da história literária alemã tornou-se uma realidade.

Da tradição oral para a escrita

Cinderela, por Edmund Dulac

Contar histórias e transmiti-las de geração em geração sempre foi uma forma de guardar a cultura, as tradições e valores de um povo. 

Reunindo relatos de contadores de histórias locais – na sua maior parte mulheres e, especialmente, de uma mulher chamada Dorothea Viehmann –, os irmãos Grimm criaram uma coletânea de contos que, inicialmente, tinha o propósito de servir como estudo científico e contribuição académica. Entretanto, eles foram alguns dos primeiros e mais proeminentes estudiosos a perceberem a importância dos contos de fadas e tradições orais como registos históricos de um povo. 

Contos Infantis e Domésticos (Kinder und Hausmärchen) foi publicado em 1812, e reunia um número seleto de histórias que, antes, estavam limitadas apenas à tradição oral. Os irmãos continuaram a procurar histórias, registá-las e publicá-las ao longo dos anos e, com o tempo, foram feitas adaptações para torná-las mais acessíveis aos públicos mais jovens. 

As ilustrações que acompanhavam as histórias, assim como as palavras que elas representavam, também foram responsáveis por moldar o imaginário popular do que era o folclore alemão da época.

A evolução dos contos ao longo do tempo

Jacob e Wilhelm não estavam muito preocupados no teor das histórias que registavam, afinal, o trabalho ali era para manter a cultura viva. Era comum encontrar cenas de mutilação, mortes, mães e pais violentos, vingança violenta, finais aterrorizantes e muita tragédia.


A primeira edição foi publicada em 1812 como “Contos Infantis Domésticos", e não foi um sucesso de imediato. Nas últimas edições publicadas pelos irmãos, eles adaptaram e modificaram os enredos para que as histórias ficassem mais próprias para as crianças.


Fontes:

https://www.grimmstories.com/pt/grimm_contos/index?page=1

https://www.editorawish.com.br/blogs/novidades/quem-foram-os-irmaos-grimm


Sem comentários:

Enviar um comentário