O conceito de Educação pela Arte foi desenvolvido por Herbert Read (poeta anarquista e crítico de arte e de literatura britânico), na segunda metade do século XX, na sua obra sua “Education throught art” (A Educação pela Arte). Na sua obra, Herbert Read defende que a arte deve constituir a base da educação e aponta caminhos para a sua aplicação.
Neste conceito, a expressão artística é entendida como o meio privilegiado para a promoção do desenvolvimento da aprendizagem com base na criatividade, na liberdade de expressão do sentir e do pensar, no prazer de aprender e de experimentar caminhos diversos e alternativos.
Tendo como ponto de partida o desenvolvimento da personalidade de forma harmoniosa, educar pela arte permite, também, o desenvolvimento do sentido crítico, imaginação, memória, lógica, poder de análise, síntese e de reflexão, atributos necessários ao bom desempenho das atividades académicas regulares.
O contacto com diferentes culturas e com meios de expressão tão diversos como música, imagens, teatro, dança, pintura ou desenho, permite crescer envolto num ambiente altamente estimulante recheado de novas oportunidades de aprendizagem. A criança desenvolve-se em harmonia consigo própria, com o mundo e com os outros, mas também no respeito pela diversidade.
Aprender através do erro e da experiência, ouvir histórias, representar diversos papéis, expressar-se livremente pelo movimento, pelo desenho ou escrita, transforma a criança num ser ativo, empático, aberto à mudança e consciente dos vários papéis e contextos onde se desenvolve: família, cultura, escola, sociedade, etc..
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