quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Pedro Alecrim

 Pedro Alecrim, de António Mota é a proposta de leitura integral do PRL do 2º Período para os  alunos do 6º ano da Escola Básica e Secundária da Calheta

Educação literária 6º ano

 APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

- Ler integralmente textos literários de natureza narrativa.

 Leitura - Realizar leitura em voz alta, silenciosa e autónoma.

 Gramática - verbos, pronomes, preposições, frase ativa e passiva, funções sintáticas.

 Escrita - Planificar a escrita por meio do registo de ideias e da sua hierarquização.

 - Escrever com respeito pelas regras de ortografia e de pontuação.

 - Aperfeiçoar o texto depois de redigido. Usar recursos expressivos.

250x.jpeg

Pedro  era um rapaz  que vivia no Pragal juntamente com os seus pais e irmãos. Todos os dias, de manhã bem cedo, fazia uma longa caminhada a pé pelo campo, na companhia do seu amigo Nicolau, até chegarem à paragem de autocarro onde apanhavam a camioneta para irem para a escola. Ao final do dia de escola, apanhavam novamente o autocarro, faziam novamente uma longa caminhada, a pé pelo campo, até chegarem a casa.

Os  pais do Pedro viviam da agricultura e ele quando chegava a casa, ajudava nas tarefas do campo: cortar erva para os vitelos, buscar as ovelhas e as cabras ao campo, ir à fonte buscar água, cortar lenha, etc. Os pais do Pedro eram muito pobres e faziam um grande esforço para ele andar na escola. Assim, o Pedro e o Nicolau  pensaram num plano para ficarem ricos: abrir um negócio de venda de agriões e outros produtos. Passado algum tempo, gastaram todo o dinheiro que pouparam em bilhetes de lotaria e ficaram pobres novamente.



António Mota nasceu em Vilarelho, Ovil, concelho de Baião, em 16 de Julho de 1957. É professor do Ensino Básico. Publica o seu primeiro livro, A Aldeia das Flores, em 1979.
Em 1990, recebe o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance Pedro Alecrim.
Em 2004, recebe o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra «Se eu fosse muito Magrinho» com ilustrações de André Letria.
Desde 1980, tem sido solicitado a visitar escolas do Ensino Básico e Secundário, assim como bibliotecas públicas,em diferentes pontos do país e do estrangeiro, fomentando deste modo o gosto pela leitura entre crianças e jovens.
Os seus livros estão antologiados em volumes de ensino do Português e tem obras traduzidas em Espanha e Alemanha. Tem trinta obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura.
Conheci este escritor quando ele visitou a escola de Aljustrel onde eu trabalhava, na altura, em maio de 2013.
Obrigada, António Mota.



Questionário

1. Qual é o nome do autor de "Pedro Alecrim"?

----- António Torrado.



----- António Mota.
----- António Pescada.




2. Em quantos capítulos está organizada a obra?

----- 32.



-----21.
----- 23.

2.1. Este livro pertence ao género...






----- Narrativo
----- Poético




----- Dramático.

3. Como se classifica, quanto à sua presença, o narrador desta obra?

----- Narrador participante.



----- Narrador não participante.
----- Narrador ausente.


4. Quem era a D. Judite?

----- A diretora da Escola.



----- A porteira da Escola.
----- A bibliotecária da Escola.


5. No primeiro capítulo, Pedro Alecrim (o narrador) apresenta um colega de escola:


-----O Luís.
-----O Nicolau.
-----O Afonso.
-----O Martinho.

6. Por que motivo Luís aparecia de camisa, gravata e cinto largo,
 em dias de prova de avaliação?

----- Para impressionar os professores.



----- Para impressionar os colegas.
----- Para esconder as cábulas que usava para copiar.

6.1.  Qual é o nome do melhor amigo de Pedro?

-----O Luís.
-----O Nicolau.
-----O Afonso.
-----O Martinho.

6.2. Porque é que o Pedro não gostava do Luís?
________________________________________________

7. Como se deslocavam Pedro e Nicolau da escola para casa?

----- A pé.



----- De autocarro.
----- Uma parte do percurso a pé e outra de camioneta.

7.1. . Escreve no modo imperativo e na pessoa indicada os verbos que se encontram entre parenteses:

a) _______________ (vir / 2.ªpessoa do singular) comigo! 
b) Depressa, _______________ (correr / 2.ªpessoa do singular)! 
c) _______________ (olhar / 2.ªpessoa do plural) o mar! 
d) _______________ (pensar/ 2.ªpessoa do singular) na verdade! 
e) _______________ (fazer / 2.ªpessoa do singular) as malas! 
f) _______________ (partir / 2.ªpessoa do plural) rapidamente. 
g) _______________ (esperar/2.ªpessoa do singular) por mim! 
h) _______________ (abrir/2.ªpessoa do plural) o livro de Português! 
i)_______________ (comer/2.ªpessoa do singular) a sopa!

7.2. Depois de sair da camioneta, como vai a Rita para casa?
.
----- Na motorizada do tio.



----- Na motorizada do irmão.
----- Na motorizada do pai.

8. “Pragal” é o nome...*

----- da vila onde fica a escola que o Pedro Alecrim frequenta.
----- de um monte por onde o Pedro Alecrim passa a caminho da escola.
----- da aldeia onde o Pedro Alecrim e o seu amigo Nicolau vivem.
----- da casa onde vive o Pedro.

8.1. Quem são os colegas que saem na mesma paragem de autocarro?
___________________________________________________________

8.2. Identifica o recurso expressivo presente na frase "Quando eu e o Nicolau,
 e também a Rita, a Joana e o Martinho, descemos, o motorista tem a acompanhá-lo
 apenas o silêncio da camioneta ".


----- Personificação.
----- Comparação.
----- Enumeração.


9. O que fazia o Pedro depois de chegar da escola?

----- Ajudava o amigo a fazer os trabalhos de casa.
----- Fazia os trabalhos de casa.
----- Ajudava os pais em várias tarefas.
----- Ajudava os pais do amigo a fazer trabalhos 

9.1. Como se chamam os irmãos de Pedro?
____________________________________________________

10. Depois da escola, o Pedro tem de fazer os trabalhos de casa e ainda...*
----- tomar conta do pomar de bananeiras.
----- ajudar a fazer o jantar.
----- tratar dos animais.
----- preparar o lanche.

10.1. Quem é a personagem principal desta narrativa?

________________________________________________________

10.2. Quando anoitecia, o Pedro sentia muito medo. De quê?
_______________________________________

10.3. De que é que o Pedro gostava muito?
_______________________________________

10.4. Procura os significados de láparos e anhos.
_______________________________________

11. O Pedro e o Nicolau fizeram uma sociedade com o objetivo de...*
----- cultivarem agriões e ficarem ricos.
----- juntarem dinheiro para jogarem na lotaria.
----- ajudarem a mãe do Martinho a vender legumes.
----- terem dinheiro para guloseimas.

12.  O que começaram por vender na sociedade que criaram?

----- agriões.
----- tomates.
----- pimpinelas.
----- coentros.

13.  Em que gastaram o dinheiro que ganharam na sociedade?

----- Em chocolates.
----- Compraram um bilhete de cinema.
----- Compraram bilhetes de lotaria.
----- Compraram um bilhete de comboio.


13.1. Que animal está à espera da Joana?
______________________________________

13.2. Quem vai a pé para o pomar da mãe ?
______________________________________

13.3. O Pedro e o Nicolau fizeram uma sociedade com o objetivo de ganhar dinheiro para…
_______________________________________

13.4. Qual o resultado da Compra da Lotaria?
_______________________________________

14. Um dia, quando o Pedro chega da escola, a irmã informa-o de que...

----- a mãe está zangada com ele.
----- o pai está doente.
----- a mãe quer que ele trate do gado.
----- o avô está hospitalizado.

14.1. Quem adoeceu na família de Pedro?
_______________________________________

15. Identifica o recurso expressivo presente na frase "Voltou pouco depois, branca como a cal".

----- Personificação.
----- Comparação.
----- Enumeração.

16.  Identifica o recurso expressivo presente na frase "Fala, fala, fala e de repente, cala-se".


----- Repetição.
----- Comparação.
----- Enumeração.

17. Caracteriza a aldeia onde Pedro morava:

----- A sua aldeia era distante da paragem, pequena e pouco desenvolvida.
----- A aldeia do Pedro era enorme, muito desenvolvida e distante da paragem.
----- A aldeia dele era grande, com muitas casas, dois fontanários, dois lavadouros e uma igreja.

17.1. Quantas casas tem a aldeia onde vive o Pedro ?
_______________________________________________

17.2. Qual era o nome pelo qual era conhecido o dono da venda?
_______________________________________________

18. À noite, o Pedro...

----- recorda as dificuldades que sentiu, inicialmente, na escola.
----- pensa na maneira de resolver os problemas familiares e da escola.
----- sonha com a doença do pai e as preocupações da mãe.
----- pensa como deixar de estudar.

19. O Pedro era um bom aluno?

----- Não, era um mau aluno.
----- Sim, era um bom aluno.
----- O Pedro não era bom aluno mas ia-se desenrascando.

19.1. O que deixava o Pedro e o Nicolau cansados?
___________________________________

19.2. O Nicolau estava com problemas. Quais?
___________________________________

19.3. Quem foi chamado à Direção da escola?
___________________________________

20. A família do Pedro tinha problemas financeiros?

----- Não, a família do Pedro vivia sem dificuldades económicas.
----- Sim, a família do Pedro vivia com dificuldades, por vezes o dinheiro não dava para tudo.
----- A família do Pedro vivia sem problemas, ele só trabalhava no campo porque gostava.

20.1. ”Um dia apareceu numa poça …uma grande quantidade de cabeçudos…” O que eram os “cabeçudos”?
______________________________________

20.2. Quando o Martinho chegava a casa ajudava a mãe…
______________________________________

20.3. O que é que a mãe do Martinho sabia fazer muito bem?
______________________________________


21. Na opinião do Pedro, um bom professor é aquele que...

----- explica o “porquê” das coisas de forma clara, compreensível.
----- ensina o que lhe compete, divertindo-se com os alunos.
----- reage bem às brincadeiras dos alunos sem os castigar.
----- exige respeito e não tolera brincadeiras.

21. 1. Qual era a alcunha pela qual o Pedro era conhecido?
____________________________________

21.2. O Pedro raramente ia ao bar nos intervalos porque…
____________________________________

22. O Luís revelou ao Pedro que...

----- tinha decidido portar-se bem nas aulas.
----- os seus pais se tinham separado.
----- faltava às aulas por andar adoentado.
----- andava a pensar noutra brincadeira para assustar a professora de Português.

22.1. Por que nome o pai do Luís o tratava desde pequenino?
_____________________________________

23. O Pedro narra um episódio antigo sobre...

----- um temporal e as suas consequências.
----- uma discussão entre o pai e a mãe.
----- uma viagem que a mãe fez.
----- um pesadelo que tinha tido na véspera.

23.1. Como resolveu o pai do Pedro o problema da falta de dinheiro?
______________________________________

23.2. Que instrumento musical costumava tocar o pai do Pedro?
______________________________________

24. O Pedro gostaria que o pai lhe tivesse

ensinado a tocar...


----- cavaquinho.
----- viola braguesa.
----- flauta.
----- violino.

24.1. Quem ficou a tomar conta de Rosália e do Jacinto
quando o Pedro e a mãe foram ao hospital?
______________________________________

25. Quando o Pedro visitou o pai no hospital,

----- não conseguiu dizer-lhe muitas coisas que desejava.
----- contou-lhe as suas preocupações e os seus desejos.
----- ficou em silêncio todo o tempo, deixando a mãe falar.
----- contou-lhe o que fizera na escola.

26. Quase no final do ano escolar, numa conversa entre o Pedro e o Nicolau, este revelou que...
----- não gostava dos pais.
----- não gostava de andar na escola.
----- não apreciava a comida da cantina.
----- tinha saudades dos irmãos.

26.1. O Pedro e Nicolau não eram bons alunos porque
_____________________________________________

26.2. Para os dois, o melhor da escola era a cantina porque…
________________________________________________________

26.3. Nicolau sentia-se revoltado. Porquê?
_____________________________________________

27. Na escola, o Luís conta ao Pedro que...

----- o pai e a mãe se reconciliaram.
----- vai passar a viver em casa do pai.
----- conheceu a nova mulher do pai.
----- conheceu o novo namorado da mãe.

27.1.No Dia da Árvore os dois amigos plantaram uma tília.
Que nome lhe deram?
___________________________________________

28. Neste capítulo, o Pedro...

----- recorda o que aconteceu no último dia de aulas e interroga-se sobre o número elevado de reprovações.
----- conta que ele e o Nicolau plantaram uma árvore no último dia de aulas e fala do orgulho que sentirá quando ela crescer.
----- conta o que fez no último dia de aulas e revela que vai sentir saudades da escola, dos colegas e de alguns professores.
----- conta que ele e o Nicolau vão trabalhar durante as férias de verão.

29. “… tens de estar preparado para tudo…” Estas palavras foram ditas ao Pedro...

----- pela mãe, avisando-o de que ele poderia ter de tomar conta dos irmãos sozinho.
----- por uma vizinha e referem-se à possibilidade de o pai do Pedro morrer.
----- pelo pai, que o queria preparar para a necessidade de ele abandonar os estudos.
----- pelo Nicolau, que previa que ele tivesse de ir trabalhar para ajudar os pais.

30. O capítulo  que se inicia com a seguinte expressão:"Tiraram mesa,
 cadeira, caixas e a sala ficou espaçosa.", poderia ter o seguinte título:

----- Reunião de família
----- O funeral
----- Um dia no rio
----- Lembranças

30.1. Depois do funeral do pai, qual foi o desejo de Pedro?
_________________________________________________

31. O Nicolau anuncia ao Pedro que...

----- vai para Vila Nova de Gaia viver com um irmão e trabalhar num café. 
----- vai a Vila Nova de Gaia nas férias, ajudar o seu irmão, que é empregado de café.
----- vai deixar de estudar para tomar conta do filho de um irmão, em Vila Nova de Gaia.
----- vai trabalhar para Vila Nova de Gaia, mas que voltará no início do ano letivo.

32. O Pedro recebe uma carta de Nicolau, em que este revela...

----- o que aconteceu durante a viagem em que deixou a sua terra. 
----- vários episódios que ocorreram desde que saiu da aldeia.
----- as saudades que tem da aldeia e a sua intenção de regressar.
----- que voltará a estudar em Vila Nova de Gaia à noite.

32.1. Pedro recebeu uma carta de Nicolau escrita em...
____________________________________________

32.2. O Nicolau contou ao Pedro que a viagem tinha corrido mal.
O que lhe tinha acontecido?
____________________________________________

32.3. Em que andar vivia o irmão do Nicolau?
____________________________________________

32.4. Onde trabalhava o irmão do Nicolau?
____________________________________________

32.5. O Nicolau fartou-se de estar em casa, saiu e que rio viu?
____________________________________________

32.6. Qual era o nome do café para onde o Nicolau foi trabalhar?
____________________________________________

32.7. Como se chamava o patrão do Nicolau?
____________________________________________



33. O Pedro responde à carta do Nicolau e diz-lhe que...


----- irá visitá-lo assim que consiga juntar o dinheiro para a viagem. 
----- ficou feliz por ele ter decidido continuar a estudar.
----- não vai continuar os estudos e que está à procura de emprego.
----- Tem havido muitas mudanças na aldeia e que lhas contará mais tarde.

34. Qual foi a primeira profissão do Pedro Alecrim?

----- agricultor. 
----- tocador de cavaquinho.
----- aprendiz de ferreiro.
----- ajudante de mercearia.

35. Identifica o recurso expressivo presente na expressão: “…parecemos um carreiro de formigas.”


----- onomatopeia.
----- personificação.
----- comparação.


35.1. O recurso expressivo presente na frase “Antes escrevia na minha máquina. Tec, tec!” é
(A) onomatopeia. 
(B) personificação. 
(C) metáfora.

36. "Que ideia tola foi essa dos nossos pais em terem resolvido morar numa aldeia tão pequena! São vinte casas, contadas erecontadas, com cinco lâmpadas públicas quase sempre fundidas, dois fontanários e um lavadouro público, uma capela e uma venda onde há de tudo, desde fósforos a panelas." 
 Retira do texto anterior: três quantificadores numerais.
________________________________________________

36. 1. Coloca os quantificadores numerais no respetivo conjunto.

 o dobro, quatro, metade, um décimo, vinte, o triplo;

a. quantificadores numerais cardinais 
b. quantificadores numerais multiplicativos 
c. quantificadores numerais fracionários


37. Reescreve as frases que se seguem, substituindo as expressões sublinhadas por pronomes pessoais. Faz as alterações necessárias. 

a) Os alunos leem muitas histórias.
 __________________________________________________________________________ b) António Mota não faz magia sem as palavras.

 __________________________________________________________________________ c) O autor dá presentes às crianças. ____________________________________



38. Qual o apelido da personagem cujo nome é o título deste livro?
__________________________
39. Qual era a alcunha pela qual o Pedro era conhecido?
__________________________
40. O que deixava o Pedro e o Nicolau cansados?
__________________________


Fontes:
https://quizizz.com/admin/quiz/5a5ccb639997141d1e8db205/pedro-alecrim

https://wordwall.net/pt/resource/7649187/pedro-alecrim
https://www.goconqr.com/pt/questionario/3993555/pedro-alecrim
https://create.kahoot.it/share/pedro-alecrim/a5424a12-dedd-40c5-8b69-4f1fa581fbc2

Sem comentários:

Enviar um comentário