A formação do mundo como conhecemos levou muito tempo e muito sangue. Diversas guerras marcaram a história da humanidade. A busca pela domínio de uns povos sobre outros povos foi fundamental para a constituição de nações, idiomas e culturas. Hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre a Guerra de Secessão, que aconteceu nos Estados Unidos, e teve início em 12 de abril de 1861.
CAUSAS DO CONFLITO
A Guerra de Secessão foi o confronto mais sangrento da história dos Estados Unidos. Foram mais de 600 mil mortos durante os quatro anos de combate. A principal motivação foi a discórdia entre a burguesia industrial, concentrada no norte do país, que não aceitava a escravidão para as novas terras do Oeste americano, e a aristocracia do sulista, adepta a utilização do trabalho escravo e o aumento de tarifas alfandegárias.
Outro propulsor da Guerra da Secessão foi o rápido desenvolvimento territorial, económico e populacional das colónias do norte na primeira metade do século XIX. As políticas expansionistas deram esperança a diversos imigrantes europeus que viram as terras na América como uma oportunidade de enriquecer. Todavia, a grande maioria preferia o povoamento da região norte o que ampliou o contraste entre o avanço nortista e o atraso sulista.
Enquanto a região norte – chamada de União – se preocupava em fortalecer a base industrial, as colónias do sul eram completamente dependentes da exploração agrícola. O problema surgiu quando os empresários do norte começaram a reivindicar uma política protecionista que dificultasse a importação de produtos industriais de outros países. Isso fez com que os estados do Sul – Confederação – se tornassem compradores dos produtos industriais do Norte a preços exorbitantes. Insatisfeitos, os latifundiários exportadores do Sul passaram a reivindicar uma política livre-cambista, que permitisse a escolha de produtos industrializados a preços mais baixos.
A situação permaneceu assim até a vitória presidencial de Abraham Lincoln, em 1860. Por ser um candidato do Partido Republicano e defensor dos interesses do Norte, causou a revolta dos sulistas que recorreram ao combate armado para defender os seus interesses.
A Guerra de Secessão terminou com a consolidação das políticas exigidas pelos nortistas e aproximadamente 600 mil mortos. A região Sul ficou devastada pela guerra.
TECNOLOGIA CONSAGRA A VITÓRIA
A vitória da União teve diversas consequências para a formação dos Estados Unidos. Os historiadores elegem alguns elementos que garantiram a vitória da União sobre a Confederação. A economia industrializada, por exemplo, permitiu que os exércitos do norte tivessem acesso a armas e suprimentos eficazes de maneira mais rápida e barata.
MALHA FERROVIÁRIA
Apesar de o Sul ter, ao longo da guerra, mais quilómetros de caminhos de ferro, os caminhos não formavam uma malha ferroviária consistente para o trânsito das tropas. Até então, os comboios era utilizados apenas para a movimentação do algodão – principal produto dos latifúndios – para os portos, de onde iam para a exportação. As tropas da União, por sua vez, dispunham de uma malha eficiente que garantiu o transporte rápido das tropas, impulsionando a estratégia de guerra.
BLOQUEIO INDUSTRIAL
Conforme explicamos acima, a Confederação dependia dos produtos industrializados dos estados nortistas. Dessa forma, quando a guerra foi declarada, a comercialização territorial e naval foi interrompida, isolando-se o sul.
APOIO DA POPULAÇÃO
Neste tópico, vale a pena destacar alguns pontos importantes: o governo estável da União (com total apoio dos habitantes), o recrutamento de afro-americanos para as forças da União (a região norte era contrária ao uso de escravos na produção) e o número de imigrantes, que garantiu às tropas da União a renovação do contingente.
SAIBA MAIS
Para quem quiser saber mais sobre a Guerra Civil Americana, aqui ficam alguns filmes que retratam o tema ou que têm o confronto como pano de fundo.
Em celebração do 150º aniversário da Guerra Civil, este especial do History Chanel, produzido pelos afamados Tony e Ridley Scott, narra de um ponto de vista visceral, o que na realidade ocorreu durante a importante Batalha de Gettysburg. Esta é a história de oito soldados que se enfrentaram nas linhas de combate, e que fala sobre a dor e o terror que vivenciaram cumprindo o seu dever e tentando sobreviver. Através da simulação em computador e imagens de arquivo, você poderá reviver intensamente a acção e a emoção de um dos combates mais sangrentos dos Estados Unidos.
Anjos Assassinos
Há 150 anos, exactamente nos dias 30 de Junho, 1 e 2 de Julho ocorria a mais sangrenta batalha da Guerra Civil Norte-Americana, a Batalha de Gettysburg. E há 21 anos, em 1993, era lançado “Gettysburg” (Os Anjos Assassinos), o filme que retratou esse terrível episódio da história dos Estados Unidos.
Em 1974 Michael Shaara, escritor e professor de História da Florida University, escreveu “The Killer Angels”, sobre a Batalha de Gettysburg. O livro de Shaara foi premiado com o Prémio Pulitzer de Ficção e atraiu a atenção de Ronald F. Maxwell, um jovem e então desconhecido director de cinema e TV. O magnata da televisão Ted Turner, dono dos canais TNT, CNT, WTBS, acolheu o projecto de Maxwell e decidiu produzir o filme em cujo roteiro o próprio Maxwell trabalhava há mais de dez anos.
Deuses e Generais (2003)
Baseado no livro Gods and Generals, Jeff Shaara, o filme conta a história das grandes batalhas da Guerra Civil Americana e tem como ponto principal o líder Robert E. Lee:
http://www.youtube.com/watch?v=X9NY-I6ypDE
LINCOLN
LINCOLN
A longa-metragem Lincoln, produzida e realizada por um dos realizadores mais conhecidos dos EUA, Steven Spielberg, reavivou um grande interesse pela figura do presidente. Destaca-se a figura política como o garante da unidade dos EUA após a derrota dos confederados que aspiravam à secessão dos estados do Sul daquele Estado federal. É também uma figura que se destaca na História dos EUA por ter abolido a escravatura, e por ter dado a liberdade e a cidadania aos descendentes de populações imigrantes de origem africana, ou seja, a população negra que, naquele país, se designa por afro-americana.
Filme completo:
http://filmesonlinetocadoscinefilosvideos.blogspot.com.br/2013/06/lincoln-2012-direcao-steven-spielberg.htmlTEMPOS DE GLÓRIA (1989)
Dirigido por Edward Zwick (Diamante de Sangue, Último Samurai), Tempos de Glória conta a história do 54° Regimento de Infantaria de Massachusetts, conhecido por ser o primeiro regimento negro independente que lutou na Guerra Civil Americana, pela União. O filme narra as batalhas travadas em campo e os conflitos que ocorriam internamente entre os soldados.
Fonte:
http://pnld.moderna.com.br/2012/04/13/a-trajetoria-da-guerra-civil-americana/http://westerncinemania.blogspot.pt/2013/04/anjos-assassinos-gettysburg-os-tres.html
http://cinemacomgustavofernando.blogspot.pt/2013/04/critica-do-filme-lincoln-2012bom-filme.html
Sem comentários:
Enviar um comentário