domingo, 9 de maio de 2021

Sumários de HGP - 1º Período - 5º ano

 Sumários

lições nºs 1 e 2 - Apresentação da professora e dos alunos.
A organização do caderno de HGP.
Análise do manual e do caderno de atividades.

lição nº 3 - aula assíncrona - TPC 1 - Desenhar, pintar e legendar 10 rosas-dos-ventos.

lições nºs 4 e 5 - Portugal na Península Ibérica, na Europa e no Mundo.
A rosa-dos-ventos, os continentes e os oceanos.

lição nº 6 - aula assíncrona - O globo terrestre, o planisfério, o equador, os pólos e os hemisférios.
Desenha com o compasso 2 círculos que representem o planeta Terra.
Na aula síncrona iremos completar os desenhos.

- TPC 2 - Passa os exercícios para o teu caderno de HGP.
 Passa a ficha para o teu caderno de HGP.
Observa com atenção a figura
1.1.

Assinala com (V) as afirmações verdadeiras e com (F) as falsas.
Existe mais água que terra a cobrir a superfície terrestre.
A Europa é o maior continente.
O maior oceano é o Pacífico.
A maior parte dos continentes fica no hemisfério norte.
Os portugueses vivem no continente africano.
A Antártida é um continente coberto de gelo.
O equador é uma linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios.
1.2.
Que nome se dá á forma de representação da Terra observada na figura?______________________________________________________________________________
1.3.
Desenha um círculo à volta da Península Ibérica.

Sumários
lições nºs 7 e 8 - Continuação do estudo da Terra. As linhas imaginárias: equador, pólos, hemisférios, trópicos e meridianos. Os pontos cardeais e os pontos colaterais.

lição nº 9 - assíncrona - terminar os TPC.
lições nºs 10 e 11
Sumário - Ficha de avaliação formativa de HGP.
- Continuação do estudo da Península Ibérica. As principais formas de relevo. O clima e a vegetação. Apontamentos nos cadernos diários.

lição nº 12 - assíncrona
Sumário - TPC - Pintura e legendagem de figuras e mapas no caderno.
lições nºs 13 e 14
Sumário - O relevo, o clima, os rios e a vegetação. Os recursos naturais e a fixação humana. As primeiras comunidades humanas na Península Ibérica. As primeiras comunidades recoletoras.
lição nº 15 - Assíncrona - TPC - Fichas do caderno de atividades de HGP, páginas 6, 7, 8 e 9, com ajuda do manual (páginas 13, 14, 15).
Coloquem as fichas no grupo do Whatsup para os colegas que ainda não têm o livro de fichas.
Estudar e passar os exercícios para o caderno de HGP:
1. Há cerca de 80000 anos, as primeiras comunidades de caçadores-_______________ abrigavam-se em ________________________ ou cabanas, que construíam com materiais que não resistiram ao tempo e com pouco cuidado, porque não viviam sempre no mesmo local, isto é, eram ______________. Para se alimentarem caçavam, ____________ e ________________ frutos, raízes e sementes. Foram estes povos que descobriram a forma de controlar e fazer o ___________, o que foi muito importante, porque passaram a __________________________, _______________________, ______________________, afastar os animais ferozes e endurecer as suas pontas de seta. Estes povos eram também artistas, às gravuras e pinturas que faziam ao ar livre ou em grutas damos o nome de arte ________________.
2. Completa os textos que se seguem com as palavras que te são dadas.

alimentos fogo facas paredes caçavam recoletores arpões pinturas sangue natureza aquecerem machados ossos moluscos flechas cabanas cozinharem defenderem mel grutas silvestres peles nómadas madeira

Os primeiros grupos de habitantes da Península Ibérica não sabiam produzir os seus -_______________. Para se alimentarem , viviam daquilo que a _______________ lhes dava: _______________, pescavam, recolhiam frutos _______________, raízes, ovos,_______________ e _______________. Eram por isso _______________ . Esses homens e mulheres utilizavam o _______________ para se _______________, para _______________ os seus alimentos e para se _______________ dos animais selvagens. Estes grupos de pessoas necessitavam de objetos que os ajudassem a realizar as suas atividades. Inventaram, por isso, um conjunto de instrumentos: lanças, arcos,_______________, agulhas e _______________. Os instrumentos referidos eram feitos de vários materiais: sílex, _______________ e _______________ dos animais. Quando os recursos naturais dos locais se esgotavam, esses homens e mulheres partiam à procura de alimentos noutros lugares. Por isso, diz-se que eram _______________.Como não tinham casa fixa, viviam em _______________, tendas e_______________, feitas de troncos de árvores e peles de animais. A sua manifestação artística denominou-se de arte rupestre: gravuras e _______________ feitas nas _______________ das grutas, usando como tintas a terra misturada com a_______________ dos animais e outros corantes de origem vegetal.
3. Lê o documento.
DOC.1
Os vestígios encontrados (…) sugerem que (os primeiros homens) não ficavam num mesmo lugar muito tempo. Mas deslocavam-se de acampamento para acampamento em busca de comida.
Jules Cartes, O Primeiro Homem, Edições Europa-América (adaptado).

Completa as frases.

a) As primeiras comunidades humanas, se não ficavam num mesmo lugar muito tempo, era porque tinham um modo de vida ____________________.
b) As primeiras comunidades humanas deslocavam-se de acampamento para acampamento em busca de alimentos, isto é, viviam da ________________ de alimentos que a Natureza lhes fornecia.
c) Estes primeiros grupos de homens habitavam em ____________ ou em __________________ que construíam com peles, paus e ramos.
d) A permanência dos primeiros grupos humanos na Península Ibérica deveu-
-se ao _________ ameno e à existência de ____________ naturais.
4. Refere três vantagens para o Homem da descoberta e do domínio do fogo.
__________________, ____________________, _________________.

As comunidades Agropastoris
5. Surgem depois, há cerca de 10000 anos, as primeiras comunidades produtoras na Península Ibérica.
5.1. Completa os espaços com as seguintes palavras.
sedentários cestaria polida pedras agricultura foices cerâmica madeira centeio animais antas menires aldeias moagem megalitismo

A descoberta da _______________ e da domesticação de_______________ constribuíram para o aparecimento das primeiras _______________. Os homens passaram a viver sempre no mesmo local e a ter uma casa fixa, isto é, passaram a ser _______________.
Para além do cultivo da terra e da pastorícia, esses homens desenvolvem outras atividades: a _______________, a tecelagem, a_______________ e a _______________. Estas novas atividades levavam à necessidade da invenção de novos utensílios: machados, _______________ e foicinhos, feitos de_______________ e de pedra _______________.Os primeiros cereais cultivados foram o trigo, o_______________ e a cevada. A sua manifestação artística mais importante chamou-se de _______________, isto é, monumentos usados para o enterramento coletivo dos mortos construídos com grandes_______________. Exemplos desses monumentos são as _______________ou os dólmenes e os _______________.
6. Completa a frase, escolhendo três palavras.

• nómada
• pastorícia
• gruta
• sedentárias
• agricultura
• música

As comunidades agropastoris eram ________________, já que permaneciam num mesmo lugar à espera da colheita dos alimentos que plantavam. Além de se dedicarem à ________________, também passaram a praticar a ___________________, domesticando animais.
7. Alguns milhares de anos depois surgem as comunidades agro-pastoris. Estas comunidades dedicavam-se, principalmente, à _________________ e à _________________. A prática destas actividades fez com que as populações se fixassem em determinados locais, tornando-se _________________. Para além daquelas actividades, as comunidades ______________________ aperfeiçoaram os utensílios utilizados e usaram novas técnicas como a cestaria, a _____________ e a ________________.
Lições nºs 16 e 17
Sumário - Ficha de avaliação sumativa.
- Os recursos naturais e a fixação humana.
- As comunidades recoletoras.
- As comunidades agropastoris.

Lição nº 18 - Assíncrona
Sumário - Estudar os apontamentos do caderno diário de HGP.
Estudar o manual até à página 46.

Lições nºs 19 e 20
Sumário - As comunidades agropastoris. A civilização castreja e os monumentos megalíticos. A chegada dos Celtas. Celtas, Iberos e Celtiberos. Os contactos dos Celtiberos com os povos do Mediterrâneo.

Lição nº 21 - Assíncrona
Sumário - Realização de fichas do caderno das perguntas de HGP (páginas 6 a 15).
Continuação do questionário - passa os apontamentos para o caderno:
10. Como era a alimentação dos povos agropastoris?
As comunidades agropastoris alimentavam-se melhor pois já tinham agricultura e criação de animais, comiam carne de galinha, vaca, ovelha, porco e cabra, comiam ovos, mel, leite, castanhas, queijo, manteiga, vegetais e pão de cereais.

11. Onde construíam os castros ou citânias?
Construíam os castros ou citânias no cimo dos montes para melhor se defenderem dos inimigos. Eram as aldeias dos agropastoris e tinham vários monumentos megalíticos.

11.1. Desenha um castro no cimo de um monte.

12. Quem vivia nos castros ou citânias?
Os castros ou citânias eram aldeias dos agropastoris, aqui viviam os iberos e mais tarde chegaram os celtas. Os celtas foram-se misturando com os iberos e formaram as tribos de celtiberos.
CELTAS+IBEROS=CELTIBEROS

13. Porque é que se chama civilização castreja?
Era uma civilização que construiu as primeiras aldeias e monumentos megalíticos.

14. Que povos se misturaram na Península Ibérica?
Foram os iberos que vieram do norte de África e os celtas que vieram do norte e centro da Europa.

14.1. Descreve fisicamente os celtas e os iberos.
Os iberos eram morenos, de cabelos pretos ou castanhos e olhos pretos ou castanhos, começaram a casar com os celtas que eram de pele clara, cabelos claros e olhos claros, dando origem às tribos de celtiberos ao longo de séculos.

14.2. Quem eram os Lusitanos?
Os Lusitanos eram uma tribo de celtiberos, eram agropastoris e viviam nos montes Hermínios, atual serra da Estrela.

15. Os celtiberos já tinham metalurgia?
Sim, a metalurgia são os trabalhos em metal, os iberos usavam o cobre e o bronze, os celtas trouxeram o ferro e o ouro.

16. Desenha objetos feitos em ferro e em ouro desses povos celtiberos.
machado - ferro
espada - ferro
foice - ferro
brinco - ouro
pulseira - ouro

17. Vê o vídeo que está no classroom e responde.
Que povos do Mar Mediterrâneo vieram contactar com os celtiberos?
Foram povos mais avançados que já tinham escrita e numeração, eram os gregos, os fenícios e os cartagineses.

18. A que atividade se dedicavam esses povos?
Os fenícios, gregos e cartagineses dedicavam-se ao comércio, compravam e vendiam produtos e viajavam pelo Mar Mediterrâneo para comerciarem.

19. O que traziam os fenícios?
Os fenícios vinham da Fenícia e traziam tecidos, perfumes e objetos de vidro nos seus barcos. Os celtiberos pagavam com pedaços de ouro, prata, cobre e alimentos. Também trouxeram o alfabeto.

20. O que traziam os gregos para vender?
Os gregos vinham da Grécia e traziam os seus barcos cheios de produtos para vender. Vendiam porcelanas pintadas, tecidos e armas. Já tinham moedas. Os celtiberos pagavam com ouro, prata e cobre.

21. O que traziam os cartagineses?
Os cartagineses vinham de Cartágo, no norte de África, traziam os barcos cheios de tecidos, armas, escudos e conservas em sal. Os celtiberos pagavam com ouro, prata e cobre.

22. O que são documentos históricos?
São vestígios deixados pelos homens e mulheres do passado.
Antes de haver escrita chama-se Pré-História - depois da escrita chama-se História.

23. Explica a diferença entre documentos escritos e documentos não escritos.
Um documento escrito é um documento que tem coisas escritas, pode ser de pedra, metal, madeira, papel...
Um documento não escrito é um objeto que nos dá informações sobre os povos, por exemplo, uma anta, uns brincos celtas, um jarro grego...

Lições nºs 22 e 23
Sumário - Apontamentos no caderno diário sobre a matéria. Os contactos dos Celtiberos com os povos do Mediterrâneo. A chegada dos Romanos à Península Ibérica.

Lição nº 24 - Assíncrona
Sumário - Realização de fichas do caderno das perguntas de HGP (páginas 15 a 20).
Apontamentos para o caderno diário de HGP:
Objetivo geral: conhecer os primeiros povos mediterrânicos que contactaram com as populações da Península Ibérica

Os povos mediterrânicos na Península Ibérica

Entre 1000 a. C. e 500 a. C., as riquezas naturais da Península Ibérica, como o ouro, a prata e o cobre, atraíram outros povos, que viviam, sobretudo, do comércio feito através do Mar Mediterrâneo.
Primeiro chegaram os Fenícios, povo originário da Fenícia, junto ao Mediterrâneo Oriental. A sua principal atividade económica era o comércio marítimo. Para facilitar o comércio, inventaram um sistema simplificado de escrita com 22 letras que correspondiam a sons e formavam as palavras: o alfabeto. Esta escrita era mais fácil de aprender do que os sistemas já usados e acabou por ser utilizada por outros povos.
Os Gregos, povo de marinheiros e comerciantes vindo da Grécia, estabeleceram-se também em algumas cidades no Sul da Península, tendo introduzido a moeda para facilitar as trocas comerciais.
Os Cartagineses, originários de Cartago (no Norte de África), fabricavam tecidos e objetos em vidro, para além de se dedicarem ao comércio. Quando contactaram com os povos da Península Ibérica, ensinaram-lhes a técnica de conservação de alimentos em sal.
Todos estes povos, para além dos seus contributos técnicos e culturais que enriqueceram as culturas peninsulares, deixaram inúmeros vestígios da sua presença, que continuam a ser estudados por arqueólogos e constituem documentos históricos que nos permitem conhecer melhor a vida dos nossos antepassados.
EXERCÍCIOS COM CORREÇÃO - HGP 5º ANO - PREPARA-TE PARA OS TESTES
Perguntas:
1. Qual é o nome da Península onde Roma fica situada?
2. Os romanos chamavam "nosso mar" ao Mediterrâneo. Explica porquê.
3. O que tinham resolvido os lusitanos antes de Viriato os comandar?
4. Qual foi a primeira medida que ele tomou para vencer os romanos?
5. Para onde conseguiu Viriato arrastar o exército inimigo?
6. Que vantagens tirou, então, desse modo de conduzir as tropas?
7. Por que razão Viriato se tornou herói?
____________________________
Respostas:
1. Península Itálica.
2. Os Romanos dominavam por completo a navegação no Mediterrâneo, razão pela qual lhe chamaram 'Mare Nostrum', 'O Nosso Mar'.
3. Tinham decidido entregar-se e pedir a paz.
4. Viriato dividiu a tropa em vários grupos e atacou em várias frentes.
5. Conseguiu arrastar o exército romano para um desfiladeiro.
6. Conseguiu derrotar, quase sempre, os exércitos romanos.
7. Ele tornou-se herói pela coragem e astúcia (inteligência) que revelou nos combates.
Perguntas:
---------------------------------------------
8. Dá exemplo de dois produtos que podiam ser transportados em ânforas romanas.
9. Que língua falavam os romanos?
9.1. Refere uma palavra relacionada com "mãe", que comece com a palavra latina "mater". Consegues fazer o mesmo exercício com outras palavras?
10. Por que davam os romanos tanta importância à construção de estradas e pontes?
11. Escreve o nome que os romanos deram a Braga, Lisboa e Évora.
__________________

Respostas:

8. Vinho e azeite.
9. Os Romanos falavam latim. O latim é a língua mãe do português.
9.1.Maternidade. Outras palavras: agricultura; noturno; paternidade.
10. Porque as estradas serviam para facilitar a circulação das tropas, o comércio e as comunicações.
11. Braga: Bracara; Lisboa: Olisipo; Évora: Ebora.
-------------------------------------------------
Perguntas:
12. Indica a utilidade que têm as seguintes construções das cidades romanas: o templo, o aqueduto, o teatro, a praça pública.
12.1. Por que razão se diz que os romanos eram politeístas?
12.2 Pesquisa no google nomes de deuses romanos.
13. Que hábitos tinham os romanos que os levavam a construir aquedutos?
14. Justifica a afirmação "As cidades romanas eram muito evoluídas".
15. Que tipo de banhos havia nas cidades romanas?
16. E que outras atividades se podiam praticar nas termas?

________________________

Respostas:

12. Templo: culto aos deuses; Aqueduto: trazia água para as cidades; Teatro: encenavam-se espetáculos; Termas: cuidava-se do corpo e convivia-se; Praça Pública (Fórum): conversava-se e negociava-se.
12.1. Eram politeístas porque adoravam muitos deuses. Os povos monoteístas adoram um só deus.
12.2. Júpiter - pai dos deuses; Vénus - deusa da beleza e do amor; Diana - deusa da caça; Neptuno - deus do mar; Marte - deus da guerra; Ceres - deusa das colheitas e da agricultura; Baco - deus da alegria e do vinho; Vulcano - deus do fogo.
13. Os romanos tinham hábitos de higiene, por isso precisavam de muita água.

14. As cidades romanas eram muito evoluídas porque tinham um conjunto sofisticado de infraestruturas: esgotos, aquedutos, teatros, .

15. Nas termas romanas havia banhos quentes, frios e de vapor.

16. Nas termas, além de tomar banho, as pessoas podiam passear, praticar desporto e conversar (conviver).
-------------------------------------------
Perguntas:

17. Que revestimento os romanos punham no chão das casas?
18. De que material são feitas as colunas?
19. O que tornava fresco os jardins das casas?
20. Jesus nasceu no Império Romano. Que ensinamento pregava Jesus?
21. Por que razão os romanos reagem tão mal a essas ideias?
22. Por que razão a cruz se tornou um símbolo do Cristianismo?
---------------------------------------------------------
Respostas:
17. O chão está revestido de mosaicos.
18. As colunas são feitas de tijolos.
19.O jardim interior, com um tanque e repuxos.
20. Jesus está a pregar o amor ao próximo e a igualdade entre todos os homens.
21. Porque punha em causa as bases da sociedade romana, assente na desigualdade:

Os Patrícios eram considerados superiores aos plebeus e aos escravos;
O Imperador era venerado como um deus vivo, o que era rejeitado pelo Cristianismo que considerava que só há um Deus.
22. Porque Jesus foi morto numa cruz.
23. O nascimento de Cristo.
24.1300 - sec. XIII; 1910 - sec. XX; 711 - VIII; 1147 - sec. XII.
24.1. Desenho da barra cronológica.
-------------------------------------------------------------------------------
Perguntas:
23. Que acontecimento marcou o início da era cristã?
24. No teu caderno escreve os séculos que correspondem às seguintes datas.
24.1. Desenha a barra cronológica que está na página 63 do manual.
Lições nºs 25 e 26
Sumário - A chegada dos Romanos à Península Ibérica. Apontamentos sobre a matéria e questionário oral.

Lição nº 27 - Assíncrona
Sumário - Realização de fichas do caderno das perguntas de HGP (páginas 20 a 25).

Sem comentários:

Enviar um comentário