CARLITOS
Escola Primária de Nacala, 1969.
Na infância formávamos um terrível grupo de sete, cinco irmãos e dois primos. Fomos criados juntos, em Nacala, no norte de Moçambique, nos anos 60 e 70 do século passado. A infância que recordo em terras africanas foi a melhor do mundo, passada em praias maravilhosas como a de Fernão Veloso, em brincadeiras no mato onde fazíamos de exploradores da selva, em teatros caseiros em que representávamos uns para os outros, em aventuras que acabavam em gelados e bolos, em tardes de leitura de Banda Desenhada. Quando em crianças conhecemos aquela realidade, aquelas flores, frutos e cheiros, nunca mais esquecemos. Vivíamos rodeados de uma natureza colorida e cheia de vida, por vezes assustava-me com o contacto com cobras e com crocodilos, mas nunca tivémos problemas com os animais e insectos que assolavam a zona.
O Carlitos já então revelava a sua vocação, nas peças de teatro caseiro, sugerindo-nos roupagens e cenários engraçadíssimos. Era a inspiração e o talento a quererem despontar. E mais tarde veio o curso, o trabalho árduo de quem quer chegar mais longe.
Recordo com saudade a nossa infância de pequenos heróis e piratas numa África de sonho junto ao Índico com uma mãe que fazia das tripas coração para que nada de essencial faltasse aos seus queridos filhinhos e que tentava educar os filhos apenas no trabalho, no estudo e no respeito pela religião católica.
Mas vou agora falar-vos do Carlitos, uns cinco anos mais novo que eu, que era a mais velha de todos. A irmã dele, a Isabel, era da idade da minha irmã Paula, e o Carlitos era da idade da minha irmã Sissi. Além destes, eu tinha mais dois irmãos, o Pedro e o Nando, que formavam o resto da quadrilha.
O meu primo Carlitos é aquele que todos agora conhecem como o estilista Carlos Gil, esse famoso senhor da moda.
Há tempos que não o vejo, eu a leccionar no Alentejo e ele a viajar pelo mundo da moda… mas tenho seguido a sua ascensão e sucesso com muito orgulho, e digo a toda a gente quando o vejo na TV:
- É o meu primo Carlitos!
- Fiquem sabendo que, antes de vestir celebridades, já ele treinava nas fatiotas dos primos e da irmã!
Presto assim, em meu nome e do nosso restante bando, a nossa comovida homenagem ao mais inspirado estilista luso-africano.
Sem comentários:
Enviar um comentário