quarta-feira, 15 de outubro de 2014

"DEPOIS DO ADEUS" a nova série que aborda o tema dos retornados

"Sendo uma série histórica, Depois do Adeus exigiu uma extensa pesquisa e uma cuidadosa preparação de cenários de época, que ao longo dos 26 episódios são o palco das vivências das famílias retornadas. Para o protagonista José Carlos Garcia, ele próprio “um retornado”, “os mais novos vão perceber as história e os mais velhos vão identificar-se com ela”. “Eu vivi esta época na idade do meu filho e sinto-me a representar o meu pai“, diz ainda, acreditando que se trata de uma reprodução fiel, embora ficcionada, da realidade. Já o jovem ator João Arrais, que interpreta o filho mais novo da família, destaca que aprendeu ”em primeira mão o que as pessoas sentiram“.
A SINOPSE
Álvaro e Maria do Carmo Mendonça viviam felizes em Angola. Ele era um empresário de sucesso e ela uma dona de casa tranquila. Juntos têm dois filhos, Ana Maria e João, que estudavam e viviam a adolescência em Luanda. Isto até estalar a guerra civil – a violência propaga-se e desaparecem o bem-estar e a ordem estabelecidos.
Deixando para trás todos os pertences de uma vida de trabalho, a família volta à Metrópole em julho de 1975 juntamente com mais 500 mil pessoas, naquele que foi o maior êxodo da história do povo português.
Em Lisboa, no pequeno apartamento de Joaquim e Natália Cardoso, cunhado e irmã de Álvaro, encontram a base para reconstruir as suas vidas. No entanto, naquele Verão quente, a integração não seria fácil. Portugal estava reduzido às suas dimensões de pequeno rectângulo e, num processo revolucionário algo turbulento, o regresso acontece com desconfiança por parte dos que já estavam no país e perante a necessidade de reconquistar, com trabalho, o direito a viver.
Cada episódio iniciar-se-à com um acontecimento relevante da época, utilizando imagens de arquivo da RTP para fazer este flashbackDepois do Adeus retrata um outro tempo nas estórias de uma família que é estranha na sua própria terra.
MAIS DO QUE UMA SÉRIE DE TELEVISÃO
Mas Depois do Adeus não se fica pela televisão. A rádio transmite “a outra parte, aquilo que é realidade”, afirma Rui Pêgo. Acrescenta que se trata de um “caminho de convergência entre rádio e televisão que é original”, que a RTP tem vindo a percorrer, e que a nova série pretende superar.
Porque o retorno a Portugal foi, para muitos, uma necessidade e uma oportunidade de “começar de novo”, este é o nome do programa que estreou já no passado domingo, dia 13, às 13 horas, na Antena 1Começar de Novo, com apresentação de Iolanda Ferreira, recorda os anos 75 e 76 através de relatos de portugueses que viveram na pele a experiência de viver nas colónias e regressaram à metrópole. “Pela primeira vez os protagonistas da história vão poder dizer o que viveram”, destaca Rui Pêgo.
Para além do programa, estará também disponível online uma web rádio de oportunidade, a Antena 1 Memória, com a missão de reviver a história refletindo o ambiente sonoro da época. Cerca de 800 canções e outros grandes marcos dos anos 70 farão parte desta rádio, idealizada por João Gobern e António Macedo.
A complementar toda esta panóplia de plataformas, Depois do Adeus tem ainda uma página de Facebook, um site e um blogue, com “vídeos e testemunhos de pessoas que viveram este período” e “cenários e peças de época”. Engloba também um espaço intitulado “Conte-nos a sua História”, de partilha de experiências, com base no qual “vamos produzir uma série documental na perspectiva das pessoas que viveram este período da história”, afirma o diretor de programas da RTP."
Isto vai doer muito mas não posso perder esta série!
Bibliografia actualizada sobre este tema:
Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário